UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

A greve nacional dos presos políticos pela anistia ampla, geral e irrestrita

Leia também

Julius Fucik, Manoel Lisboa de Moura, Diógenes de Arruda Câmara. Estes e tantos outros revolucionários provaram que a prisão não significa o fim da luta. Que é possível manter o combate e permanecer vinculado com o Partido e com as massas.

Nas prisões, formaram-se grupos de estudo e luta capazes de se mobilizar internamente por direitos e condições humanitárias, denunciar as torturas e os maus-tratos infligidos pelo regime opressor, integrar as lutas do povo.

Mesmo quando o corpo sucumbe à barbárie das torturas, como aconteceu a Manoel Lisboa de Moura, fica o exemplo da resistência. O torturado é vitorioso na morte, frustrando a pretensão do torturador de lhe arrancar informações.

Greve de Fome. Esta, a forma de luta mais radical e extremada dos presos políticos. Exige um alto grau de heroísmo, pois é a própria vida que está em risco. E que importa a vida do prisioneiro para o inimigo de classe? Não seria até bom que morresse? Pois. A greve de fome só terá êxito se chegar ao conhecimento do povo, sensibilizar a opinião pública e fomentar a mobilização popular em torno do objetivo definido.

Por diversas ocasiões, houve greve de fome dos presos políticos na História do Brasil. A maior de todas elas, por sua duração e abrangência, foi a que se inseriu na luta pela anistia ampla, geral e irrestrita. O ano, 1979. Ditador de plantão, o general João Baptista Figueiredo.

O ano anterior, 1978, marca a retomada das mobilizações operárias e populares, à frente os metalúrgicos do ABC Paulista e outros movimentos: contra a carestia, por liberdades democráticas e pela anistia.

Um balanço da repressão durante a ditadura militar (1964-1985) mostra que 15 mil pessoas perderam seus empregos por perseguição política, mais de mil sindicatos sofreram intervenção, 774 parlamentares tiveram seus mandatos cassados, 15 mil brasileiros passaram pelas prisões ou foram expulsos do país, 379 mortos/desaparecidos.

Em 1978, a ditadura já se encontra bastante enfraquecida, mas ainda não havia entregado os pontos. O próprio Poder Judiciário, entretanto, emite sinais de independência, a exemplo do juiz Márcio José de Morais, da 2ª Vara Federal de São Paulo, que, ao proferir sentença na ação movida pela família de Vladimir Herzog, descarta a versão de suicídio e responsabiliza a União pela morte do jornalista.

Realiza-se em novembro de 1978 (2 a 5 de novembro) o I Congresso Brasileiro pela Anistia, que já tinha uma vitória para comemorar: a revogação do Ato Institucional nº 5 (AI-5). A bandeira da anistia vai às ruas e aparece em manifestações operárias e populares e até nos estádios de futebol.

O Congresso Nacional cria Comissão Mista para analisar a aprovação de uma lei de anistia. Esta comissão recebe autorização para visitar os presídios. Depois de uma dessas visitas, o senador Teotônio Vilela (Arena-AL) declarou à imprensa: “Não encontrei nenhum perigoso terrorista na prisão. Encontrei jovens idealistas que jogaram suas vidas na luta pela liberdade em nosso país”.

Para pressionar o Congresso a aprovar uma lei o mais avançada possível era que o Movimento pela Anistia precisava se intensificar. Os presos políticos entenderam que não poderiam ficar fora da luta e decidiram utilizar sua forma mais extrema: a greve de fome.

A greve começou  no dia 22 de julho no Presídio Frei Caneca, no Rio de Janeiro. Recebeu, de imediato, o apoio de intelectuais, sindicalistas e personalidades políticas. Entre outros, foram ao Frei Caneca expressar seu apoio Oscar Niemeyer, Darcy Ribeiro, Ziraldo e Antônio Houaiss.

Os outros Estados foram aderindo, até a greve abranger todo o país, inclusive o Rio Grande do Norte, que só tinha um prisioneiro político: Maurício Anísio de Araújo.

Em Pernambuco, preocupadas com a repercussão da morte de algum dos prisioneiros, as autoridades militares determinaram a transferência dos grevistas para o Hospital Militar, onde, no dia 11 de agosto, foram visitados pelo arcebispo dom Hélder Câmara.

Dom Hélder, aliás, não foi apenas levar seu apoio pessoal, mas orientou a Comissão de Justiça e Paz a se colocar inteiramente a serviço dos prisioneiros. A CJP foi realmente a voz dos que não tinham voz por estarem encarcerados, afirma Edival Nunes Cajá, que era um dos prisioneiros e participou da greve de fome.

O movimento ganhou repercussão mundial e as mobilizações se multiplicaram no país. Caminhadas, concentrações e shows com artistas populares marcaram os meses de julho e agosto.

A vitória veio no dia 22 de agosto, quando o Congresso Nacional aprovou a Lei da Anistia.  Os presos políticos do Rio puderam comemorar fazendo sua primeira refeição após 32 dias de jejum.

Mas a luta não terminaria naquele momento. A lei foi, na verdade, parcial, pois excluiu aqueles considerados responsáveis por atentados terroristas e assassinatos, e anistiou os torturadores.

Os presos políticos envolvidos nos chamados crimes de sangue permaneceram nos cárceres e somente foram libertados com a reformulação da Lei de Segurança Nacional (LSN), que atenuou suas penas. Foram soltos em liberdade condicional, vivendo nessa condição durante muitos anos após a anistia, em alguns casos até à Constituição Federal de 1988.

Ainda hoje continua a luta pela punição dos torturadores e pela abertura dos arquivos da repressão. Todo povo tem direito ao conhecimento de sua história. Tem direito à verdade.

José Levino, historiador

“A greve de fome nacional dos presos políticos de 22 de julho a 22 de agosto de 1979, a favor da anistia ampla, geral e irrestrita e contra o projeto de lei de anistia parcial enviada ao Congresso Nacional pelo ditador general Figueiredo, foi a última grande ação da resistência nos cárceres, desta vez associada ao movimento democrático que ganhava as ruas.

Esta greve foi adredemente preparada, envolvendo contatos clandestinos entre os diversos coletivos de presos políticos do Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Recife, Salvador, Natal; e coordenação com o Movimento pela Anistia no Brasil e no Exterior, sindicatos e entidades democráticas, além da ala progressista do MDB.

 Sem pretensão de substituir as massas em luta, nas ruas, nós, presos políticos, oferecemos nossa contribuição para desmascarar a meia anistia (que permitia o retorno dos asilados e banidos, mas mantinha os presos políticos) e principalmente a transição negociada que traria e trouxe prejuízos e retardos à transição da ditadura militar  para um regime democrático representativo.

 Dentro de uma estratégia de desgastar a ditadura e apoiar as lutas democráticas, organizamos e produzimos não  apenas a greve de fome de 32 dias, mas também o cartaz pela anistia ampla, geral e irrestrita (em parceria com o CBA de Minas Gerais), o filme “Água, sal e açúcar” (em parceria com cineastas amigos); o livro “Fome de Liberdade” de Gilney Viana e Perly Cipriano, e o belo registro fotográfico de Paulo Jabur – tudo isto de dentro dos cárceres da ditadura militar.  

Valeu a pena!”

 Gilney Viana

 Ex-preso político, então militante da Ação Libertadora Nacional (ALN).

More articles

1 COMENTÁRIO

  1. E para os companheiros que sofreram todo tipo de tortura,humilhação dos porões da ditadura e muitos infelizmente não sobreviveram,mas tantos outros que sobreviveram e continuam resistindo contra as arbitrariedades.Deixo uma mensagem de agradecimento e de resistência a qualquer tortura que todos vcs sofreram e lutaram um país justo e democrático.A luta continua!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos