UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Instituições privadas de ensino têm péssima avaliação

Entre as 699 Instituições de Ensino Superior (IES) que obtiveram resultado insatisfatório no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2009, 93% são privadas. Atualmente existem cerca de seis milhões de estudantes no ensino superior, sendo 4,5 milhões no ensino pago. Um dos motivos para essa situação é o golpe que as universidades privadas aplicam em seus próprios alunos: após receberem do MEC reconhecimento e autorização para funcionar, as universidades demitem os melhores professores e passam a contratar apenas especialistas para economizar com salários e obterem maiores lucros.

Fica claro que a faculdades privadas são o grande inimigo da educação, pois visam apenas o lucro. Aumento abusivo das mensalidades, constrangimento aos alunos para não fazer provas ou assistirem às aulas devido ao atraso do pagamento da mensalidade ou mesmo o envio de oficiais de justiça nas casas das pessoas.

Será que os estudantes estão recebendo um ensino digno que faça jus às altíssimas mensalidades que pagam? É hora de os estudantes se mobilizarem, pois é nos cursos privados onde está a maioria dos trabalhadores que estudam, obrigados a deixar nessas instituições boa porte dos seus salários. Trabalhadores esses que deveriam receber uma educação de qualidade para prepará-lo, de fato, para uma nova profissão.

Por isso, o movimento Rebele-se na UNE chega propondo uma mobilização para além da qualidade do ensino, a defesa dos 10% do PIB para educação, a assistência estudantil através de bolsas de pesquisa, moradia estudantil, restaurantes universitários a preços populares e acessíveis e a luta para extirpar de vez a mercantilização das praças de alimentação e fazer da universidade um campo de saber para a sociedade.

Mariana Magaldi e Ricardo Senese, militantes da União da Juventude Rebelião (UJR)

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes