UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 21 de dezembro de 2024

Protesto contra aumento das passagens para Maceió

Outros Artigos

No dia 25 de outubro, mais de 500 estudantes alagoanos – secundaristas e universitários – saíram às ruas de Maceió em passeata. Caminharam 12 quilômetros, do Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa) à Câmara dos Vereadores, no Centro, para denunciar à sociedade que os empresários estão querendo roubar o povo, aumentando a passagem do transporte coletivo da capital de R$ 2,10 para R$ 2,50, sem justificativa plausível; esse aumento abusivo só beneficia os próprios empresários e explora cada vez mais o povo alagoano.

O DCE-Ufal, gestão Quem espera nunca alcança, com menos de 30 dias de posse, mostrou aos estudantes o espírito de luta e de combatividade que sustentará o ano dessa gestão. Pois foi a entidade, juntamente com a União da Juventude Rebelião (UJR) e o PCR, que organizou e mobilizou todos os estudantes para pressionar o Governo Municipal.

Na Câmara dos Vereadores, os estudantes denunciaram a situação caótica do transporte coletivo; mostraram que o aumento resultaria em menos 30% do suado salário mínimo do trabalhador e que os empresários querem o aumento – pois é a única solução dentro da crise econômica brasileira em que se encontram – para não diminuir seus lucros. Diante disso, cobraram e defenderam: o não aumento da passagem, mesmo depois de sair à licitação; o passe- livre para o estudante e para o desempregado; a melhoria da mobilidade urbana e um transporte coletivo de qualidade.

Essa manifestação foi o início de uma jornada de lutas que nós estudantes, liderados pelas entidades organizadas e de luta DCE-Ufal gestão Correnteza Quem espera nunca alcança, URJ, Usea e PCR, iremos travar contra os empresários que querem explorar o povo alagoano.

Mona Spinassé, Maceió

Conheça os livros das edições Manoel Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes