UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Desigualdade entre homens e mulheres persiste

Igualdade de gênerosMais uma vez foi constatado que as mulheres trabalhadoras ainda ganham menos que os homens para as mesmas funções desempenhadas. As mulheres ganharam até 28% a menos do que eles em 2011, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME).

A legislação brasileira prevê que não pode existir diferença salarial entre homens e mulheres. Isso fica claro na Constituição e na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). No entanto não é isso que as pesquisas mostram.

Em uma década, as mulheres da Região Metropolitana de São Paulo aumentaram sua participação no mercado de trabalho e melhoraram o grau de instrução em relação aos homens, contudo, continuam recebendo menos do que eles. Entre as mulheres negras a diferença de salário chega a ser de até 172% menos, pois são as mais afetadas com menores salários, precarização do trabalho e informalidade.

Segundo o Dieese, em todas as regiões do país, as mulheres demoram mais que os homens para encontrar emprego, com exceção de São Paulo, onde os tempos de procura se assemelham. Salvador abriga a maior disparidade: elas levam uma média de 13 meses e os homens nove meses para encontrar um emprego.

[intlink id=”3450″ type=”post” target=”_blank”]Leia também: A situação das mulheres na Alemanha Socialista[/intlink]
[intlink id=”3499″ type=”post” target=”_blank”]Leia também: Tereshkova, primeira mulher no espaço, completa 75 anos[/intlink]

As mulheres representam 55% da população mundial, no entanto, apenas 40% delas estão no mercado de trabalho e representam apenas 10% da renda do mundo. A pobreza no mundo tem, portanto, sexo.

 Agora em março, mês que marca a luta das mulheres por igualdade de direitos, é mais que necessário que esta questão seja debatida e colocada nas pautas de reivindicações dos movimentos populares, organizações políticas e sindicatos.

As mulheres são parte integrante da classe trabalhadora. Constroem, assim como os homens trabalhadores, toda a riqueza deste país. Não é mais possível tolerar tamanha discrepância de braços cruzados. Essa deve ser uma luta de toda a classe trabalhadora.

Márcio Alves dos Santos, metalúrgico e militante do MLC

Outros Artigos

4 COMENTÁRIOS

  1. Infelismente isso acontece com as mulheres,mais somos todos iguais. Acho até que as mulheres que deveriam ganhar muito mais!  (Por lei) Seria bom…

  2. .,as mulheres elas merece receber muito valor mas os homens nao veem isso so sabe explorar e umilha-las parece ate que somos um animal sem valor nenhum.

  3. O problema dessa pesquisa é que ela não especifica formações dos trabalhadores,é impossível que uma pessoa tem exatamente o mesmo currículo de outra,sem falar quem estudos em diversas profissões indicam que as mulheres ganham menos justamente por trabalhar menos tempo também é preciso analisar com que idade um pessoa começa a trabalhar mesmo que não seja oficial os homens costumam trabalhar aos 14 anos enquanto mulheres trabalham aos 16.Isso sem falar que quando se trata de aposentadoria a mulher se aposenta antes e de acordo com os estudos citados acima,uma mulher trabalha menos,trabalha a partir de uma idade posterior aos homens e ganha uma aposentadoria mais cedo acho que só esses fatores já justificam o salário das mulheres ser menor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes