UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Fantasma da troika ameaça Espanha

Fantasma da troika ameaça EspanhaA Espanha está oficialmente em recessão, segundo os responsáveis do país e, de acordo com pareceres cada vez mais comuns em Bruxelas, vai ter que recorrer a qualquer forma de “ajuda” externa, a exemplo da Grécia, Portugal e Irlanda.

Segundo o ministro da Economia, o crescimento deverá ser negativo de 0,3 por cento no primeiro trimestre deste ano, uma situação que já vem ocorrendo desde o terceiro trimestre de 2011, o que corresponde ao reconhecimento do estado de recessão.

Com a economia a afundar-se rapidamente em função das fortíssimas medidas de austeridade, o desemprego a galopar, prevendo-se que atinja os 25 por cento ainda antes do fim do ano e os 50 por cento entre os jovens, com os juros da dívida a subir e a especulação a crescer nos mercados, a Espanha está em situação semelhante à dos países que foram colocados sob a tutela da troika. Os juros da dívida a dez anos voltaram a ultrapassar os seis por cento e os Credit Defaul Swap (CDS) da dívida espanhola batem recordes sucessivos, sinal de grande atividade especulativa.

Se não houver intervenção do BCE (Banco Central Europeu) será impossível a Espanha gerir a situação sem recorrer às “ajudas” externas, afirma-se em Bruxelas. O BCE declara-se, por seu lado, à margem de qualquer intervenção. Segundo Jorg Asmussen, diretor do banco, como “o pior da crise do euro ficou para trás cabe agora aos governos atuar para resolverem os seus problemas de endividamento”.

Fonte: BE Internacional

Outros Artigos

1 COMENTÁRIO

  1. …….”Os juros da dívida a dez anos voltaram a ultrapassar os seis por cento” ……: porem a governo espanhola ainda precisará correr muito ao chegar o nível brasileiro, aqui o juros são pouco menos que 6 por cento, más por mês!!!!! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes