UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

OTAN planeja instalar base militar na cidade natal de Lênin

Leia também

OTAN planeja instalar base militar na cidade de LêninDiversas manifestações são esperadas para o próximo dia 7 de abril em todo o território russo, as quais devem reunir aproximadamente 2 milhões de pessoas contra uma possível presença da OTAN no país.

Organizada pelo Partido Comunista Russo (KPRF), o centro desses protestos será a cidade de Ulyanovsk, antiga Simbirsk, localizada às margens do rio Volga, onde nasceu o revolucionário Lênin (cujo nome original era Ulyanov).

O governo russo pode permitir que seja instalada na cidade uma base de trânsito da OTAN que teria como objetivo dar apoio logístico às atividades bélico-imperialistas da organização no Afeganistão.

“A OTAN não passará. Eles não tem o direito de estarem aqui – simplesmente não há necessidade disso”, afirmou Gennady Zyuganov, líder do KPRF e candidato a presidente da Rússia nas últimas eleições. Zyuganov também acusa o presidente eleito, Vladimir Putin, de estar comprando dos EUA o reconhecimento das fraudulentas eleições de 4 de março através deste “presente”.

Os comunistas acreditam que a presença de uma base militar estrangeira no centro do país representaria um risco à segurança nacional. Além disso, a população teme que a área de trânsito livre abra um canal para o tráfico de drogas do Afeganistão para a Rússia.

A produção de drogas no Afeganistão subiu dramaticamente após a invasão estadunidense do país, sendo a Rússia um dos países mais afetados, tendo seu consumo de heroína aumentado vertiginosamente desde então. Estima-se que 90% da heroína consumida na Rússia provenha do Afeganistão, tendo como rotas as ex-repúblicas socialistas soviéticas da Ásia Central.

Glauber Ataide

More articles

1 COMENTÁRIO

  1. e ruim dos russo acc isso,isso é uma falta de respeito,cria base da Otan ond um dia,foi a cidade do GRAND LÊNIN. vsfd EUA com a OTAN!!

    Ai eu queria assim fazenu favor se desse umas materia do Vladimir Puutin,que q voces axa dele talz,e das revoluçoes socialista pelo mundo,se ainda tem!! e talz VALEU ABRASSO!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos