UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 16 de abril de 2024

Moradores ocupam terreno em São Paulo e exigem construção de Centro Comunitário

Moradores ocupam terreno em São Paulo e exigem construção de Centro ComunitárioMoradores da região do Lageado, capital de São Paulo, organizados pelo Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas (MLB) e pela Associação Comunitária Olga Benário, ocuparam um terreno que há anos estava vazio na região, acumulando entulho, lixo, ratos, e servindo para uso de drogas e criminalidade. O bairro fica localizado na periferia da Zona Leste de São Paulo e carece de equipamentos públicos que garantam uma vida digna para a população. Saúde de qualidade, segurança, transporte digno e também locais para realização de atividades de lazer e cultura, que são artigos de “luxo” nesta sociedade, e isso não é diferente no Lageado.

Com muita determinação, o terreno permaneceu ocupado por 50 dias, servindo de espaço de formação e organização onde foram realizadas atividades de lazer e saúde para toda a comunidade que apoiou massivamente a ação da Associação e reconheceu a justeza da causa.

A ocupação deu nova dinâmica para a vida no bairro e para o trabalho da Associação, que hoje conta com mais membros conscientes e combativos e criou as condições para que outras lutas sejam encampadas na região.Apesar de ter sido deferida e cumprida a liminar de reintegração de posse, a Associação segue na luta pela desapropriação do terreno e futura construção do Centro Comunitário. No dia 21 de maio, foi realizada uma audiência com o Secretário Municipal dos Negócios Jurídicos, Claudio Lembo, na qual toda a reivindicação da Associação foi entregue. A Associação aguarda a posição do poder municipal; no entanto, segue na luta organizando as próximas mobilizações, pois sabe que somente assim será possível alcançar esta e outras tantas demandas da classe trabalhadora.

Redação São Paulo

Outros Artigos

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes