Solidariedade a Cuba: “Só confiamos em vocês e no nosso povo”

24

Solidariedade a Cuba: “Só confiamos em vocês e no nosso povo” Ocorreu nos dias 24 a 27 de maio, no Centro de Convenções da Bahia, na cidade de Salvador, a 20ª Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba. A abertura teve a presença de 500 pessoas e do poeta Thiago de Mello, que declarou seu amor ao povo cubano. O evento contou também com uma delegação de Cuba, além do embaixador de Cuba, Carlos Zamora, que agradeceu ao povo brasileiro pelo apoio e a solidariedade ao povo cubano que durante todos estes anos de bloqueio econômico imposto pelos americanos nunca se curvou, e a presença da esposa de um dos cinco antiterroristas presos nos EUA.

Durante dois dias, a convenção teve grupos de discussão e plenárias, que estavam um pouco esvaziadas devido à greve dos rodoviários em Salvador. Os temas debatidos foram Integração Latina – americana e Amizade entre os Povos; o sistema de saúde em Cuba; bloqueio econômico; combate à campanha midiática internacional contra Cuba e, principalmente, a luta pela libertação dos cinco patriotas antiterroristas cubanos injustamente presos nos Estados Unidos.

Em nome dos cinco heróis, a esposa de Ramon Labañino, Elisabete Palmeira, leu uma mensagem na plenária final em que eles declaram “Mais do que nunca a solução do nosso caso está nas mãos e nos corações de vocês. Só confiamos em vocês e no nosso povo”, assinalam.

A plenária final aprovou por aclamação a “Carta de Salvador de todos os povos e lutas” e foi encerrada por Kenia Serrano, presidente do Icap, entidade para a qual converge a atividade de 2.116 associações de amizade e solidariedade com Cuba em 152 países. A plenária decidiu que a 21ª Convenção será realizada em 2013, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.

O Partido Comunista Revolucionário e a União da Juventude Rebelião estiveram presentes com dezenas de companheiros. A convenção também foi grande espaço para divulgarmos os materiais das Edições Manoel Lisboa e de brigadas do jornal A Verdade, que vendeu 105 jornais.

Claudiane Lopes e Queops Damasceno