UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 7 de julho de 2022

DCE-UFRPE realiza grande seminário de assistência estudantil

DCE-UFRPE realiza grande seminário de assistência estudantilA assistência estudantil é uma importante política de ações para a permanência do estudante universitário na sua graduação. Hoje cerca da metade dos estudantes universitários brasileiros pertencem às classes C, D e E, Isso quer dizer que grande parte do corpo discente das universidades brasieliras tem dificuldades financeiras e, portanto, necessitam de uma ajuda da sua Instituição de Ensino Supeiror (IFES) para conseguir concluir o curso. Entretanto, o que acontece na verdade é que cada vez mais estudantes estão abandonando seus cursos. Segundo uma auditoria realizada pela Controladoria Regional da União em Pernambuco, só na Universidade Federal Rural de Pernambuco apenas 48,29% dos estudantes conseguem concluir o curso, sendo nesta universidade o maior índice de evasão na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), onde apenas 76% dos estudantes não chegam a pegar o diploma. Na primeira expansão universitária para o interior do país que é a Unidade Acadêmica de Garanhuns da UFRPE 56,56% dos estudantes não concluem o curso. Para combater esta realidade e lutar pelos direitos dos estudantes na rural o DCE-UFRPE realizou o 1° Seminário de Assistência Estudantil da UFRPE.

DCE-UFRPE realiza grande seminário de assistência estudantilO evento que aconteceu nos dias 15 e 16 de Setembro reuniu mais de cem estudantes de todos os campis da universidade para discutir a realidade da universidade brasileira, o Programa Nacional de Assistência Estudantil, os desafios da interiorização da universidade pública e definir as principais pautas de reivindicação dos estudantes pela assistência estudantil. Segundo o estudante de matemática Rafaell Ramalho “O Seminário trouxe muitas informações que eu desconhecia e nossas reivindicações são de coisas básicas que já deveriam existir na universidade!. O evento contou com a participação do 1° vice presidente da União Nacional dos Estudantes que reforçou a necessidade dos estudantes de se organizarem em torno do movimento estudantil para conquistarem seus direitos. Até hoje as unidades da UFRPE que se encontram no interior do estado de Pernambuco não têm Restaurante Universitário, política fundamental para o combate à evasão nas IFES. Na UAST sequer existe residência universitária e no campus de Recife o restaurante universitário é um dos mais caros do país!

O DCE-UFRPE a partir do 1° Seminário de Assistência Estudantil da UFRPE já está realizando uma forte campanha pela implantação do R.U nas unidades acadêmicas do interior, em defesa das residências estudantis e para que a universidade ofereça maior apoio pedagógico para apresentação de trabalhos científicos em congressos. Este evento sem dúvida foi um marco na luta dos estudantes da UFRPE pela assistência estudantil e mostra mais uma vez a combatividade e a disposição do movimento estudantil de transformar a realidade da educação do nosso país.

Daniel Victor, Pernambuco

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes