UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 20 de abril de 2024

“Da Unidade Vai Nascer a Novidade” vence eleição do Sintufal

sintufal

No dia 12 de dezembro, aconteceu a eleição do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal), que representa os servidores técnico-administrativos da instituição. A chapa “Da Unidade Vai Nascer a Novidade”, formada por companheiros ligados ao Movimento Luta de Classes (MLC) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), sagrou-se vitoriosa na disputa, recebendo 296 votos. Em segundo lugar, a chapa autodenominada de “Independentes”, recebeu 207 votos, em terceiro, a chapa dos coletivos Vamos à Luta, Conlutas e Unidade Sindical, com 199 votos, e, em quarto lugar, a chapa da CUT, com 151 votos.

Para Emerson de Oliveira, militante da CTB e coordenador-geral eleito, o resultado da eleição foi uma resposta da categoria aos rumos do sindicato: “Encaramos essa vitória como uma vitória daqueles que querem fazer política com responsabilidade e luta dentro e fora da universidade, e não dos que se escondem através de mentiras e calúnias e não vão às ruas para fazer o bom combate da classe trabalhadora, mas conclamamos todos à união, para o bem e o fortalecimento de nossa categoria”.

Já na opinião de Jeamerson dos Santos, militante do MLC e também coordenador-geral eleito do Sintufal, “este foi um ano importante para a categoria em nível local e nacional. Depois de uma longa greve contra o arrocho salarial proposto pelo Governo Federal e a realização do Congresso do Sintufal, a eleição foi acompanhada com muita atenção por todos os setores da universidade e do movimento sindical em Alagoas”.

O fim da proporcionalidade na diretoria da entidade, que, na prática, apenas a dividia, a tentativa de implantação do ponto eletrônico por parte da Reitoria, o debate sobre a adesão ou não da UFAL à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foram alguns dos temas tratados ao longo da campanha, que contou com a participação de quatro fortes chapas e o comparecimento de mais de 900 trabalhadores nas urnas.

Durante os próximos três anos, a nova diretoria do Sintufal terá uma série de desafios, e a unidade política construída nessa campanha será decisiva para o sucesso da gestão e das lutas da categoria. Um desses primeiros enfrentamentos, será a luta contra a adesão da UFAL à Ebserh, que altera o regime de trabalho e a gestão dos Hospitais Universitários.

“Essa é uma luta que vai além do movimento sindical. Envolve toda a sociedade, porque se trata de defender o serviço público, em especial a saúde pública. Em Alagoas, o HU é uma referência no atendimento de qualidade, e nossa gestão estará comprometida com esta luta”, afirma Jeamerson dos Santos.

Redação Alagoas 

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes