UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

ONU condena embargo dos EUA a Cuba pela 21ª vez

Leia também

Pela 21ª vez, a Assembleia Geral da ONU condenou o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos a Cuba. A condenação foi aprovada de maneira esmagadora por 188 países, tendo apenas três votos contrários, dos Estados Unidos, Israel e Palau. Além deles, Micronésia e Ilhas Marshall se abstiveram.

Durante os debates que precederam a votação, o isolamento dos Estados Unidos já era evidente. A representante do Brasil e do Mercosul na Assembleia Geral, Maria Luísa Ribeiro, classificou o bloqueio como um exemplo de “política obsoleta, que não tem lugar na atualidade”. “O embargo é contrário ao princípio da justiça e dos direitos humanos, gera carências e sofrimento a toda a população cubana, limita e retarda o progresso econômico, social e a obtenção dos objetivos de desenvolvimento do milênio”. Já o embaixador da Argélia nas Nações Unidas, Mourad Benmehid, representando o Grupo dos 77 mais China, afirmou que “o Grupo dos 77 mais China considera que o bloqueio viola as leis fundamentais do direito internacional, […] a Carta da ONU e os princípio de relações pacíficas entre países”. A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), a Comunidade de Estados do Caribe (Caricom) e alguns países individualmente, como México e Venezuela, insistiram em que o embargo é contrário aos princípios da Carta das Nações Unidas e às regras do direito internacional.

Antes da votação, o ministro das Relações Exteriores cubano, Bruno Rodríguez, denunciou um “persistente recrudescimento” do embargo contra Cuba durante os primeiros quatro anos do governo de Barack Obama. O governo Obama endureceu o embargo, em especial no setor financeiro, impondo, desde 2009, multas de mais de dois bilhões de dólares a empresas e pessoas de outros países que têm negócios com Cuba. “É um ato de agressão e uma ameaça permanente contra a estabilidade de um país. É também uma grosseira violação das normas de comércio internacional, da livre navegação e dos direitos soberanos dos Estados”, indicou.

O embargo foi imposto de maneira oficial em fevereiro de 1962, no governo do presidente John F. Kennedy. Mas o governo norte-americano já havia imposto algumas sanções em 1959, ano do triunfo da Revolução Cubana. As perdas da economia cubana em 50 anos de embargo norte-americano superam os 100 bilhões de dólares até 2011, de acordo com autoridades do país. Caso seja levada em conta a desvalorização do dólar frente ao padrão-ouro nesse meio século, a cifra superaria o trilhão de dólares.

Da Redação

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos