UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Jornalistas criam Comissão Estadual da Verdade

Jornalistas criam Comissão Estadual da VerdadeO Sindicato dos Jornalistas do Estado do Ceará (Sindjorce), dando prosseguimento às suas atividades de comemoração aos seus 60 anos de funcionamento, lançou, em evento realizado no dia 27 de fevereiro, no Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, a Comissão Estadual da Verdade dos Jornalistas. Segundo a Presidente do Sindjorce, Samira de Castro, a Comissão terá o papel de esclarecer os crimes cometidos pela ditadura militar contra jornalistas. “O nosso objetivo é fazer memória e justiça a esses profissionais, para que não se esqueça e não se repita”, disse.

A Comissão é composta por seis jornalistas, sendo presidida por Messias Pontes. Dentre os trabalhos, está o recolhimento de informações e documentos sobre casos da época, para serem enviados à Comissão Nacional dos Jornalistas, e a produção de um livro e documentário.

Diversas entidades sindicais e movimentos sociais estavam presentes no auditório do Dragão do Mar, que contou ainda com o lançamento do livro “As duas Guerras de Vlado”, de Audálio Dantas, que lutou contra a ditadura ao lado de Vladimir Herzog, assassinado nos porões do DOI-CODI-São Paulo, em outubro de 1975.

Audálio, que é Presidente da Comissão Nacional dos Jornalistas, reforçou que é necessária a punição de todos os torturadores. “Temos que exigir que sejam punidos os assassinos. Muitos estão soltos circulando livremente pelo país. Os pobres, negros, mestiços e camponeses continuam sendo vítimas dessa violência”.

Da Redação, Ceará

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes