UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Estudantes nas ruas pela meia-passagem intermunicipal

Jornada de Lutas

A jornada nacional de lutas Edson Luís mobilizou estudantes do Litoral ao Sertão em Pernambuco, liderados pela União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe) e pela União da Juventude Rebelião (UJR). Estudantes em Petrolina, Caruaru e Recife organizaram dezenas de ações em defesa da meia-passagem intermunicipal no Estado.

Em Petrolina e Caruaru, no dia 15 de março, ocorreram passeatas e audiências públicas na Câmara de Vereadores sobre a meia-passagem intermunicipal. Centenas de pessoas participaram com muito entusiasmo, e os vereadores também se declararam a favor de uma lei estadual que garanta este direito.

Na Região Metropolitana do Recife foi realizada, no dia 21 de março, uma audiência pública pela meia-passagem intermunicipal na Assembleia Legislativa, organizada pela comissão de Educação da Casa e pela Uespe. Tendo presença da presidente da Comissão de Educação, Tereza Leitão, do secretário de Educação de Pernambuco, Ricardo Dantas, do presidente da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), Amaro João, e do representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintepe), Paulo Rocha. Participaram cerca 100 estudantes, representando os mais de 400 estudantes que foram em passeata até a frente da Assembleia.

A Uespe apresentou um projeto de lei pela meia-passagem intermunicipal, juntamente com um abaixo-assinado com mais de 15 mil assinaturas. Segundo o presidente da Uespe, Davi Lira, “a mobilização ganhou força porque colocamos cerca de 1.500 estudantes nas ruas do Litoral ao Sertão e recolhemos mais de 15 mil assinaturas pela meia-intermunicipal.

Alexandre Ferreira, Recife

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes