UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Movimento Olga Benario mobiliza mulheres em Minas

Ato 8 de Março MGO Movimento de Mulheres Olga Benario, em Minas Gerais, promoveu e participou de várias atividades em março, como no dia 8 – ao lado de diversos outros movimentos de mulheres e organizações populares, partidárias, sindicais e juvenis –, num grande ato unificado que contou com quase duas mil mulheres nas ruas do Centro de Belo Horizonte. A grande manifestação denunciou os vários tipos de violência cometidos contra as mulheres: a violência racial, sexual, doméstica, homofóbica e a cometida pelo Estado contra os direitos das mulheres foram alguns dos levantados, que culminou num grande encontro que reuniu as mulheres na Praça Sete.

As mulheres interromperam o trânsito do principal cruzamento com palavras de ordem, corpos desenhados no chão em referência às vítimas fatais da violência e o novo batismo da Praça Sete de Setembro, renomeada simbolicamente como Praça 8 de Março. No mesmo dia, militantes do Movimento Olga Benario distribuíram dois mil manifestos à população, em ato conjunto com a CUT-MG, contendo os exemplos da luta das trabalhadoras e com denúncias sobre a violência crescente no País.

No dia 10 de março o Olga Benario, em parceria com o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), promoveu ato político em homenagem às mulheres da Ocupação Eliana Silva. O ato contou com a participação de Dirlene Marques, do Fórum Social Mineiro e da Rede Feminista de Saúde; de Maria da Consolação, do PSOL; de Natália Alves, do Partido Comunista Revolucionário (PCR); de Raphaella Mendes, do Movimento Olga Benário; de Poliana Souza, da coordenação do MLB; e de Gabriela Santos, do Movimento Fora Lacerda. Além desses atos, o Olga Benário participou ainda da Roda de Conversa com as servidoras municipais da Regional Pampulha, realizada no dia 15 de março, e da Caminhada Solidária da Secretaria de Mulheres e Gênero do Sindicato dos Metalúrgicos de Extrema, Itapeva e Camanducaia (Stimeic), ocorrida na cidade de Extrema, Sul de Minas. Além disso, vários debates contaram com a presença do Movimento Olga Benario realizados na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) e Faculdade de Letras da UFMG e pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade Fumec.

Raphaella Mendes, coordenação do Movimento de Mulheres Olga Benario

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes