UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 23 de abril de 2024

Povo nas ruas conquista vitória

PCR protesta em BHCentenas de milhares de brasileiros, em sua grande maioria jovens, estão nas ruas para exigir a redução das absurdas tarifas do transporte público e o passe-livre. O transporte público em nosso País é de péssima qualidade, embora seja um dos mais caros do mundo. O resultado é que 37 milhões de brasileiros são obrigados a andar a pé por não ter dinheiro para pagar uma passagem.

Mas isso não ocorre à toa.

O transporte público foi privatizado. Em todas as grandes cidades um reduzido número de ricas famílias são donas das empresas de ônibus. Os governantes recebem propinas desses empresários e, em troca, aumentam as passagens, abandonando a população à ganancia desses tubarões. Essa minoria, além de ter superlucros com as passagens caras, recebem subsídios das prefeituras e governos. Por isso, a solução é a estatização do transporte público.

Mas o povo também sofre com o desmantelamento do Serviço Público de Saúde (SUS), com a máfia dos planos de saúde, com os professores recebendo baixos salários e com a educação sendo transformada em mercadoria.

No campo, monopólios roubam as terras dos povos indígenas e dos camponeses para exportar soja, enquanto faltam alimentos na mesa dos trabalhadores. Não bastasse, nosso petróleo está sendo leiloado para multinacionais em troca de migalhas.

Quando o povo vai às ruas exigir seus direitos, os governos dizem que não há verbas. Mas, para atender aos interesses da Fifa, o Governo Federal gastou bilhões para construir estádios. O Governo também usa o dinheiro público para pagar os juros da dívida e enriquecer os especuladores, bem como para dar subsídios às montadoras de automóveis e socorrer bancos falidos, como o Pan-Americano, do milionário Silvio Santos, ou a empresa OGX, do playboy Eike Batista.

Para os trabalhadores sobram migalhas. O Brasil tem um dos menores salários mínimos da América Latina, enquanto os patrões capitalistas ganham fortunas.

Os grandes meios de comunicação da burguesia, tendo à frente a Rede Globo, também são responsáveis por essa situação, pois apoiaram a Ditadura Militar que torturou e matou centenas de revolucionários brasileiros e espalhou a corrupção por todo o Brasil. A Globo também apoiou Collor,o golpe militar em Honduras, as guerras imperialistas contra o Iraque e o Afeganistão, quer que o Brasil se torne um quintal dos EUA e defende a repressão contra o movimento popular. Aliás, ao lado da Fifa, é quem mais lucra com a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Por isso, é urgente acabar com a propriedade privada dos meios de comunicação.

O fato é que a burguesia, a classe capitalista, se apodera de todas as riquezas que são produzidas pela sociedade, enquanto a maioria vive com quase nada, mora em favelas ou de aluguel e, quando chove,ainda perde o pouco que tinham; muitos a própria vida.

Também por causa desse falido sistema existemmais de 200 milhões de trabalhadores desempregados no mundo, sendo 75 milhões de jovens.

A verdade é que ninguém libertará o povo, se ele próprio não lutar. Como prova a redução do preço das passagens em diversas cidades, para mudar essa situação, a solução é a luta; é não baixar a cabeça para os poderosos. Sem luta não há revolução, e sem revolução não há transformação!

O PCR luta por uma revolução popular e pelo socialismo!
Basta de exploração dos patrões e de abusos contra o povo!
Estatização do transporte público já!
Exigimos nossos direitos!
Fora Fifa e Rede Globo!
Pelo poder popular e o socialismo!

Partido Comunista Revolucionário (PCR)

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes