Com muito alegria e disposição, cerca de 100 delegados da capital e interior estiveram presentes no V Congresso Estadual da Central de Movimento Populares (CMP), no ultimo de 18 de agosto, na sede da CUT, em Belém, Pará.
O Congresso, que teve seu inicio com a mesa de conjuntura, debateu as principais dificuldades que o povo vem passando, como aumento das tarifas de transporte, a carestia, a moradia e a necessidade de realizar uma profunda reforma urbana no país.
Pela parte da tarde, houve a discussão sobre a organização da CMP e a necessidade de uma Central mais presente no Estado para fortalecer os diversos movimentos que lutam pela moradia, saúde e pelos direitos das mulheres.
Em seguida foram aprovadas as propostas de luta para os próximos anos e eleita a nova coordenação Estadual da CMP, que será composta pelo MLB, UNMP, MSTU, ACAUÃ e representantes dos municípios presentes e os delegados ao V Congresso Nacional.
Ao final, o Congresso foi dedicado à companheira Valdete Guerra, que foi Coordenadora Nacional do Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas – MLB, fundadora da CMP no Rio Grande do Norte, eleita para a Direção Nacional da CMP no 4º Congresso e coordenou a maior ocupação dos últimos anos a Ocupação de Leningrado em Natal.