UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Debate no Rio discute Estatuto do Nascituro

Debate no Rio discute Estatuto do Nascituro A violência física, sexual e psicológica é uma realidade cada vez mais presente na vida das mulheres brasileiras, e que se reveste das mais diversas formas, inclusive jurídicas. A mais recente manifestação dessa violência é o chamado “Estatuto do Nascituro”, que foi tema de debate promovido pelo Movimento de Mulheres Olga Benário e pelo Jornal A Verdade, no último dia 28 de agosto, no Rio de Janeiro.

Com a participação das companheiras Raphaella Mendes, do Movimento Olga Benário de Minas Gerais, e Iara Amora, da CAMTRA (Casa da Mulher Trabalhadora), o evento fez um resgate da história da mulher, de suas lutas e dos motivos que geram a opressão e a violência contra a mulher, especialmente as pobres. Também foram discutidos e esclarecidos pontos importantes do Estatuto do Nascituro, que deixaram evidente o perigo que ele representa à autonomia da mulher sobre seu corpo.

A organização das mulheres, a luta pela legalização e descriminalização do aborto, o fim da violência física e psicológica e a certeza de que somos fundamentais na construção de uma nova sociedade também foram ressaltados. No final, ficou claro para todos que participaram do debate que apenas a construção do socialismo vai garantir que as mulheres possam de fato conquistar sua emancipação.

Danielle Ramos, Rio de Janeiro

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes