UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

Moradores de Olinda lutam por mais transporte

Leia também

Uma obra que custou R$ 9 milhões aos cofres públicos em Olinda (PE) aumentou o caos e a desordem no trânsito em um dos principais corredores do município, a Avenida Presidente Kennedy.

A população de Peixinhos, bairro cortado por esta avenida, tem assistido a tantos atropelamentos diuturnamente, que chamam a avenida de “corredor da morte”.

A obra foi projetada com corredor exclusivo para ônibus, mas por ser uma avenida muito estreita, onde mal circulam automóveis de grande porte e carros de passeio, é totalmente inoperante. Para a população, foram construídos abrigos em canteiros centrais, sem nenhum cuidado com o pedestre; os transeuntes descem dos ônibus basicamente no meio da pista, sem nenhuma proteção para atravessar.

Apesar de tudo isso, a Prefeitura de Olinda, o Governo do Estado e o Consórcio Grande Recife, para complicar a já difícil vida dos moradores da região, construíram um novo terminal de ônibus (TI Xambá), cujo objetivo é diminuir o número de ônibus que circulam centro do Recife e Olinda, reduzindo a frota de ônibus, e, assim, baixando os custos das empresas. O resultado é que desde sua inauguração, no dia 15 de Agosto, os trabalhadores que se utilizavam das várias linhas diretas para seus bairros, têm sofrido com ônibus ainda mais abarrotados e aumento do tempo da viagem para chegar ao trabalho.

Todos estes transtornos nas vidas das pessoas, que já sofrem com salários baixos, com a cidade cheia de buracos, sem calçamento, sem saneamento, sem moradia digna, têm aumentado a revolta da população, que iniciou uma série de protestos a partir do dia 21 agosto parando a avenida em vários dias, queimando pneus e exibindo faixas e cartazes pelo fim do corredor da morte.

Como para as autoridades constituídas o mais importante é o trânsito livre e não a vida das pessoas, e preferem ouvir os empresários à população, mandaram a Tropa de Choque da PM reprimir o protesto atirando balas de borracha, bombas e agredindo quem participava e assistia à manifestação, até então pacífica. A população reagiu jogando pedras na polícia e conseguiu aumentar os número de ônibus em circulação na área.

Guita Kozmhinsky, Coordenadora do MLB

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos