UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

CMP elege nova direção nacional

Leia também

CMPCom o tema “20 anos de luta e resistência popular”, aconteceu, entre os dias 25 e 27 de outubro, na cidade de Ipatinga (MG), o 5º Congresso Nacional da Central de Movimentos Populares (CMP). Ao todo, mais de 400 representantes de movimentos sociais de 18 Estados se reuniram para debater a conjuntura do País e os rumos da CMP para os próximos anos.

O congresso debateu as três teses apresentadas, que resgatavam a importância da CMP e apontavam as tarefas e desafios para o futuro. Eleita a tese-guia, os delegados e delegadas presentes se dividiram em grupos para discutir a organização da Central, seus eixos políticos, o balanço da última eleição e a conjuntura nacional. Diversas alterações foram propostas, entre as quais o repúdio aos leilões do petróleo, a defesa da punição aos torturadores da ditadura e a reafirmação do socialismo como bandeira de luta estratégica da CMP.

Nesse momento, a participação ativa e combativa da delegação do MLB, que reuniu mais de 60 companheiros e companheiras, foi determinante para apontar o caminho das lutas e da mobilização popular como foco principal da CMP.

O último dia foi reservado à votação das emendas e à eleição da nova Direção Nacional. Foram inscritas duas chapas, sendo a chapa 2 “Por uma CMP forte, plural, de luta e independente”, composta pela maioria dos movimentos presentes ao congresso, sagrada vencedora com 345 votos, contra 56 da chapa 1. Ao MLB coube a indicação de quatro membros titulares e um suplente à nova Direção Nacional da Central.

Os desafios da CMP estão traçados. Cabe agora à nova Direção e aos movimentos organizados levar a entidade de volta ao caminho das ruas pela transformação da sociedade.

Da Redação

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos