UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

MLB conquista casa popular em Natal

Há seis anos, 240 famílias se organizaram no Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), e ocuparam um terreno pertencente ao Município de Natal-RN. Um único propósito: iniciar uma luta incansável por uma moradia digna.

Seguindo a tradição do MLB, em uma de suas assembleias, aprovou-se por unanimidade o nome da ocupação. Daquele dia em diante, passou a se chamar 08 de Outubro, Ernesto Che Guevara. Uma justa homenagem ao heroico guerrilheiro e grande revolucionário do mundo inteiro.

 Desde então, muitas batalhas foram travadas. Com o passar de dois anos, 68 famílias foram contempladas em outra parte do projeto do já então Conjunto Leningrado, uma conquista do MLB também. Isso fortaleceu o espírito e o sentimento de vitória em cada uma das famílias que continuariam nessa jornada. Com o passar dos anos, poucas famílias submeteram-se ao conformismo e abandonara a luta. Mas, o mais importante, foi a determinação dos que seguiram em frente.

Foi preciso fazer diversas passeatas rumo à Prefeitura, Secretarias de Habitação e Governo do Estado, mas, como diz o lema do nosso Movimento: “Com luta e com garra, a casa sai na marra!”. Devido a esta permanente mobilização, o MLB conquistou mais 143 unidades habitacionais no Conjunto Vivendas do Planalto, empreendimento do Minha Casa, Minha Vida, que fica ao lado do Conjunto Leningrado.

Hoje, podemos olhar para nosso barraco e dizer com orgulho que vencemos mais essa batalha. Dona Luzia Santos da Silva, mãe de seis filhos, viúva, 63 anos, diz que teve de trabalhar durante toda sua vida para garantir o sustento da família, mas o dinheiro sempre foi insuficiente. Agora ela fala orgulhosa do período em que morou em um barraco na ocupação 08 de Outubro Ernesto Che Guevara: “Foi no barraco que aprendi a diferenciar ocupação de favela, devido à sua organização e a conscientização política dos moradores, reivindicando e alcançando, a cada passo nas ruas, seus direitos, para que hoje eu possa ir morar num apartamento”. Serão 143 famílias que deixarão de morar em barracos, e realizarão o sonho de conquistar com sua luta o seu apartamento a ser entregue nos próximos dias.

Agora temos um novo desafio, acelerarmos o processo de conquista das famílias das ocupações Anátalia de Souza Alves, 08 de Março e tantas outras que ainda existem em nossa cidade. Por isso, devemos continuar na luta por uma verdadeira reforma urbana e pelo socialismo.

Marcos Antonio, coordenador do MLB RN

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes