UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

Espionagem dos EUA coloca sob suspeita leilões da Petrobras

Leia também

Espionagem dos EUA coloca sob suspeita leilões da PetrobrasO jornal A Verdade entrevistou Emanuel Cancella, secretário-geral do SindiPetro-RJ e diretor da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). Na entrevista, Cancella denuncia a política de leilões do petróleo praticada pelo Governo Federal, o sucateamento da Petrobras e defende a unidade do movimento sindical e popular para barrar a entrega dessa importante riqueza nacional.

A Verdade – A Petrobras realizou neste ano a 11ª rodada de leilões do petróleo. Qual o balanço que o Sindipetro-RJ faz desses leilões?
Emanuel Cancella – O Governo e seus partidos aliados dizem que os leilões vão trazer desenvolvimento, emprego e renda para as regiões. O fato é que foram realizadas 11 rodadas e até hoje as empresas que arremataram blocos petrolíferos nos leilões da Agência Nacional de Petróleo (ANP) não construíram no Brasil nenhuma plataforma de petróleo, refinaria, sonda de perfuração ou navio. O campo da Shell, Bijupirá Salema, na bacia de Campos, produz 60 mil barris de petróleo por dia, mais do que o consumo diário da Bolívia. O petróleo da Shell nem sequer passa pelos portos brasileiros, vai direto para o exterior.

Agora está marcada a primeira rodada de leilões do pré-sal. O que será leiloado e que prejuízo terá o País com sua realização?
Nenhum país desenvolvido faz leilão de petróleo. EUA, China, Rússia guardam suas reservas petrolíferas e vão comprar petróleo principalmente no mercado árabe. Deveríamos tratar essas reservas de forma estratégica e produzir à medida de nossas necessidades. Lembro que o Brasil já é autossuficiente na produção de petróleo. Essas reservas não se renovam. A presidente Dilma disse no debate eleitoral que o pré-sal é o nosso passaporte para o futuro. E ela, de forma contraditória, anuncia o leilão de Libra para outubro. Libra é o maior campo de petróleo descoberto pela Petrobras e um dos maiores do mundo.

Para justificar os leilões, o Governo afirma que a Petrobras não tem condições de realizar ela mesma a exploração do pré-sal. Isso é verdade?
A verdade é que a Petrobras desenvolveu tecnologia inexistente no mundo que permitiu a descoberta do pré-sal. Essa tecnologia é só nossa. Temos uma carência de engenheiros, geólogos, técnicos na área de petróleo. E também a indústria nacional não dá conta hoje das necessidades para suprir o mercado de equipamentos e ferramentas. Então, o Brasil deve tratar esse petróleo de forma estratégica, criar novas universidades e escolas técnicas para recompor a mão de obra necessária, dar apoio à indústria nacional para atender à demanda. O petróleo está guardado há milhões de anos e, se ficar mais algumas décadas, não vai acontecer nenhuma perda. Por isso, Dilma foi feliz quando disse que o pré-sal é nosso passaporte para o futuro e infeliz quando manda leiloar e exportar nosso petróleo.

Então por que ocorrem os leilões?
Os leilões só acontecem por subserviência de nosso Governo. O Brasil continua a ser o grande fornecedor de matéria-prima para o mundo, e depois vamos importar produtos com valor agregado para suprir o nosso mercado interno, que é um dos maiores do planeta. Temos energia, água e matéria-prima para sermos o grande fornecedor de produtos com valor agregado em escala internacional. Contraditoriamente, exportamos minério de ferro, soja, petróleo, produtos primários ou commodities, e depois importamos esses mesmos produtos com valor agregado. Basta de sermos colônia ou quintal para os outros! Queremos um Brasil soberano e independente!

Há um processo de privatização da Petrobras?
Sim! O governo de Fernando Henrique Cardoso conseguiu quebrar o monopólio do petróleo, tentou, sem sucesso, privatizar a Petrobras e mudar seu nome para Petrobrax. FHC, que não conseguiu privatizar a Petrobras, transformou a companhia em Unidades de Negócios para vendê-la em fatias. Só conseguiu vender 30% da refinaria do sul, a Refap. Lula depois adquiriu de volta os 30% da Refap. Precisamos restabelecer o monopólio estatal do petróleo e a Petrobras 100% estatal, pois mais de 70% das reservas de petróleo no mundo estão em mãos de empresas estatais. A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, criou o “desinvestimento” para fazer o que FHC não conseguiu. Esse modelo criado por Foster é pior que os leilões. Os leilões são sustentados pela Lei nº 9.478, que prevê concorrência e audiência pública. No desinvestimento, Foster (uma dirigente suspeitíssima, inclusive acusada de favorecer o próprio marido na Petrobras) é quem decide para quem vender ativos da Petrobras – e já vendeu 40% do campo BS 04 para Eike Batista e parte da bacia Potiguar para a British Petroleum (BP). A BP é a empresa “ficha-suja” causadora do maior acidente de petróleo no mundo, no Golfo do México. O desinvestimento tem recebido forte oposição, inclusive do TCU. Não temos dúvida de que o desinvestimento é a privatização da Petrobras. A presidente Foster, no seu afã privatista, chegou a anunciar pelas grandes revistas a venda de refinarias e de terminais, e depois negou.

Recentemente, a presidente da Petrobras elogiou a Chevron e a petroleira de Eike Batista. Por que a Petrobras ficou tão próxima do grande capital e se afastou dos trabalhadores e do povo?
A Petrobras e o monopólio estatal do petróleo nasceram nos braços do povo. A campanha O Petróleo é Nosso!,na década de 1940 e 1950, foi o maior movimento cívico de nosso povo e resultou na Petrobras e no monopólio. Só o povo unido e nas ruas vai conseguir acabar com os criminosos leilões e o desinvestimento.

Há um avanço muito grande da terceirização na Petrobras. Quais as consequências desse processo? Há uma piora das condições de trabalho e de salários dos terceirizados?
Hoje na Petrobras existem, para cada trabalhador próprio da companhia, quatro terceirizados. Esse processo na companhia avança de forma geométrica. O TCU determinou que as estatais substituam, até 2015, todos os terceirizados na área-fim dessas empresas. A direção da Petrobras age como se nada tivesse acontecido, em total desrespeito ao TCU. O movimento sindical precisa pressionar essas empresas para que cumpram essa decisão. Infelizmente, nesse aspecto, o governo do PT trouxe um retrocesso na companhia. Hoje, concurso na Petrobras é só para técnicos e profissionais – o filho do pobre só entra na companhia para ser terceirizado. Isso porque funções e cargos de auxiliares, ajudantes e assistentes foram eliminados do Plano de Cargos e entregues à terceirização. Os salários desses trabalhadores são bem menores, o treinamento deles é precário; são uma espécie de escravos na Petrobras, e, não por acaso, são a ampla maioria de óbitos nos acidentes da companhia.

Qual o papel dos sindicatos da categoria diante de todo esse quadro?
Combater a entrega de nosso petróleo e barrar a terceirização. Infelizmente, os sindicatos dos petroleiros estão divididos entre a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP). A FNP tem uma linha independente do Governo e da direção da empresa, mesmo tendo entre os sindicatos integrantes do PT e sindicatos filiados à CUT. A FUP é governista exacerbada e lamentavelmente concorda com várias políticas da empresa e do Governo que são prejudiciais ao País e aos trabalhadores. Agora mesmo, o representante da FUP no Conselho Administrativo da companhia votou a favor do desinvestimento. Estamos agora discutindo o Acordo Coletivo de Trabalho, e a FUP defende, há vários anos, aumento diferenciado para os aposentados que, além de discriminatório, é uma fraude salarial, já que os aposentados pagam para ter o mesmo reajuste. Quem barrou a privatização da Petrobras, proposta de FHC, foi a unidade dos sindicatos petroleiros com apoio da sociedade. Precisamos restabelecer essa unidade para defender nosso petróleo e os direitos dos trabalhadores.

O que podemos esperar, de agora em diante, das mobilizações contra os leilões do petróleo?
Estamos atuando em várias áreas para criar uma insegurança jurídica e política, para impedir a entrega do nosso petróleo. Estamos marcando em cima e protestando em cada evento que envolve o leilão e o desinvestimento. Aliás, os companheiros do PCR têm sido importantes aliados nessa luta. Infelizmente, grande parte dos partidos e movimentos sociais está dividida entre aqueles que querem eleger Dilma e aqueles que querem derrotar Dilma. Lamentavelmente, questões importantes como o petróleo ficam para segundo plano. Nunca é demais dizer que as grandes guerras contemporâneas têm como pano de fundo o petróleo. Aliás, o campo de Libra tem leilão marcado agorapara outubro. Libra é a maior descoberta da Petrobras, um dos maiores campo de petróleo do mundo. Mas os partidos, as centrais sindicais e os movimentos sociais, no último dia 30 de agosto, priorizaram a luta contra o PL 4.330, que trata das terceirizações.

Na sua opinião, qual é o objetivo dos EUA de espionar a Petrobras e que medidas o governo brasileiro deveria adotar em relação a isso?
O governo norte-americano espionou o governo brasileiro e a Petrobras. Quando FHC privatizou a Embratel, além da entrega do patrimônio público, deixou vulneráveis nossas telecomunicações. Com certeza o foco da arapongagem é o pré-sal. Mas quem espionou foi a organização multinacional de escutas conhecida como Cinco Olhos, que reúne os serviços de inteligência dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Esse fato torna o leilão de Libra anulado, pois leilão pressupõe igualdade entre os concorrentes. No momento em que se toma conhecimento de que alguns países tiveram acesso à informação sobre o campo a ser leiloado, esse leilão tem que ser cancelado. Além disso, todos os onze leilões já realizados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Bicombustíveis (ANP) têm que ser revistos e, no mínimo, qualquer empresa, banco ou consórcio que tenha origem nesses países envolvidos na espionagem e que tenha arrematado qualquer bloco nos leilões deve ter essa transação anulada.

 Redação Rio de Janeiro

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos