UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Sintracon realiza o 7º Encontro de Cipeiros

logo cipaJá faz parte do calendário do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Caruaru (Sintracon) a realização do Encontro de Cipeiros no mês de setembro. No primeiro encontro, realizado no ano de 2006, quando o Movimento Luta de Classes (MLC) tinha acabado de vencer as eleições, participaram poucos trabalhadores e a desconfiança ainda era muito grande com a direção do Sindicato, pois a direção anterior nunca tinha feito nada parecido. Hoje, participam do nosso encontro dezenas de cipeiros de todos os canteiros, trazendo as denúncias de irregularidades e se capacitando para desempenhar um trabalho mais qualificado junto à categoria, contribuindo para eliminar os acidentes e mortes nos canteiros.

O evento aconteceu nos dias 25 e 26 de setembro.A mesa de abertura foi composta por Hélio Lopes, psicólogo e técnico de segurança do trabalho da Fundacentro, Ronaldo Cosme, técnico de segurança do trabalho do Sesi, ErivanSilva, presidente da Federação dos Trabalhadores da Construção Civil, Israel Torres, presidente da Nova Central Sindical, Estela Lessa, advogada, Valéria Pires, do Sindicato dos Mototaxistas, Samuel Timóteo, da Coordenação Nacional do Movimento Luta de Classes, e José Henrique, presidente doSintracon.

No debate sobre a Cipaforam exibidos vídeos relatando a origem dos equipamentos de proteção, além das Normas Regulamentadoras (NRs) e as denúncias de 360 mil acidentes de trabalho por ano no Brasil.A Construção Civil é o terceirosetor que mais mata ou deixa sequelas.

O debate da conjuntura e das lutas no Brasil ficou por contra de Samuel Timóteo, que fez um relato das lutas históricas de índios, negros e da classe trabalhadora, além do resgate da memória dos heróis que tombaram na luta para derrubar a Ditadura Militar. Para encerrar o encontro de uma forma emocionada, o presidente do Sindicato, José Henrique, fez um relato das lutas e dos enfrentamentos diretos nas empresas contra a exploração, as greves localizadas, as conquistas e a importância dosencontros de cipeiros. Ainda organizou uma brigada do jornal A Verdade e convocou cada trabalhador a se unir ao Sindicato na campanha salarial 2014 para fortalecer a luta da categoria pelo café da manha regional e por 20% de aumento nos salários.

Redação Caruaru

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes