UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 12 de novembro de 2024

4º Congresso Nacional do MLB será de 22 a 24 de agosto em São Bernardo do Campo

Outros Artigos

575354_558552114231850_525669467_nMorar dignamente é um direito humano. Esse será o tema central do 4º Congresso Nacional do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), que acontece em São Bernardo do Campo (SP), entre os dias 22 e 24 de agosto. Esse será um momento de celebração dos 15 anos de luta do movimento e de reafirmação da política de que a reforma urbana será resultado da pressão e da mobilização do povo pobre, especialmente das famílias sem-teto.

Estão sendo esperadas mais de 400 pessoas dos estados do Pará, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, além de São Paulo. Paralelo ao evento, acontecerá o 1º Encontro dos Sem-Tetinhos, que reunirá as muitas crianças do MLB que moram nas ocupações e crescem acompanhado seus pais na luta pela moradia.

Para qualificar a preparação política dos participantes do congresso, a coordenação nacional do MLB lançou o documento As propostas do MLB para a Reforma Urbana, onde expostas as principais características e objetivos da reforma urbana defendida pelo movimento para transformar as cidades brasileiras: uma reforma urbana que enfrente e resolva os graves problemas urbanos, ponha fim à ação nociva da especulação imobiliária, promova o direito à cidade e caminhe lado a lado com a luta da classe trabalhadora pelo socialismo.

Essa, aliás, é uma questão fundamental. A luta pela reforma urbana não pode estar separada da luta pelo poder popular e pelo socialismo. Por isso, o 4º Congresso do MLB também reafirmará o compromisso do movimento de construir, ao lado de outras organizações combativas dos trabalhadores, uma nova sociedade.

Na programação também serão debatidos questões relativas ao programa Minha Casa, Minha Vida, à criminalização dos movimentos populares, aos megaeventos, à organização popular nos bairros pobres, à luta pela saúde e educação e ao movimento de mulheres. Destaque especial terá a discussão sobre as experiências do MLB na organização das ocupações e a realização de uma grande jornada nacional de luta pelo direito à moradia digna ainda este ano.

“A participação do máximo de companheiros e companheiras do MLB no congresso é muito importante para fortalecer a luta do movimento e barrar as tentativas de privatizar as cidades, pois não podemos permitir que os direitos à moradia, ao transporte público, barato e de qualidade, à educação, à saúde, à cultura, ao saneamento básico, a um meio ambiente preservado, ao esporte e lazer da população sejam comprometidos em nome da cidade-negócio dos capitalistas, elitista e antidemocrática. A cidade é do povo!”, afirma Wellington Bernardo, coordenador nacional do MLB.

Da Redação

 

Conheça os livros das edições Manoel Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes