UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Kobane venceu: a derrota do Estado Islâmico no norte da Síria

Outros Artigos

Curdistão

A região do norte da Síria e fronteiriça com a Turquia que vinha sendo vítima há vários meses dos ataques concentrados do Estado Islâmico se libertou dos invasores ontem. Trata-se de um a forte derrota militar para o chamado Estado Islâmico – EI – e uma vitória para a resistência curda e para as forças populares da região.

O EI foi expulso de quase toda a região, chamada pelo povo curdo de Rojava. Alguns combates ainda aconteciam na periferia da cidade de Maqtala. Uma declaração pública do comando central da Unidades de Proteção do Povo (YPG, pela sigla em curdo), afirmou:

“Hoje, a cidade de Kobane foi libertada completamente dos gangsteres invasores. Após 133 dias, nossas forças superaram as esperanças do nosso povo e da humanidade e realizaram uma luta épica contra o terror. Nossas forças cumpriram completamente a promessa de vitória. É uma vitória da revolução de Rojava, uma vitória humanitária da Síria democrática”. 

A vitória de Kobane foi comemorada por curdos e turcos em várias partes da Europa. Essa foi, também, uma vitória da solidariedade internacional que pressionou os governos dos EUA e UE para que realizassem bombardeios atrás das fileiras do EI e pressionou, também, o governo da Turquia para que permitisse a passagem de suprimentos para as forças do YPG.

A vitória de Kobane abre novas perspectivas para a luta do povo curdo pela sua autonomia nacional, fortalecendo a luta por um Curdistão livre e democrático.

Da Redação

Conheça os livros das edições Manoel Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes