UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 29 de março de 2024

Atentado a bomba mata 128 pessoas durante manifestação na Turquia

Leia também

Turquia

Uma manifestação pela paz em Ancara, organizada neste dia 10 pelas quatro maiores associações de trabalhadores da Turquia foi marcada por um atentado a bomba. Duas bombas explodiram às 10h entre as pessoas que se dirigiam à praça, perto da estação de trem da cidade.

Dados do governo pouco após confirmavam 95 mortos e 246 feridos (o número de mortos já subiu para 128. Atualizado às 16:52h). 15 camaradas do Partido do Trabalho (EMEP, *revolucionários), entre eles um membro do Comitê Central, perderam suas vidas, e por volta de 30 ficaram feridos.

Nas eleições de junho, o partido do governo Erdoğan (AKP) perdeu parte de seus votos e não elegeu deputados o suficiente para formar um governo majoritário. O AKP rejeitou a coalizão com outros partidos e vetou a convocação de novas eleições em primeiro de novembro.

Após encerrar as negociações quinquenais com as representações políticas curdas, o governo aterroriza a região curda com suas forças militares.

Mais de mil guerrilheiros, civis, militares e policiais morreram vítimas da campanha de terror nos últimos meses. O ataque do governo nessas regiões recai sobre os eleitores do HDP (Partido/coalizão das forças de esquerda revolucionária e democráticas) que pela primeira vez ultrapassou o quórum de 10% dos votos necessário para fazer parte da composição do governo.

As organizações que lutam contra a política de terror de Erdoğan e por uma resolução de paz à questão curda tentam nos últimos tempos se fazerem ouvidas através de atos e manifestações. A manifestação de hoje for convocada pela confederação revolucionária de sindicatos dos trabalhadores – DISK, o KESK (confederação dos sindicatos de servidores públicos), TMMOB (conselho dos arquitetos e engenheiros) e o conselho dos médicos, TTB.

Condenamos energicamente esse ataque e reafirmamos que atos como esse não vão nos fazer desistir.

EMEP – Partido do Trabalho, Turquia

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos