UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Retrato de um direitista contemporâneo

images

 

Sujeitos com pensamentos de direita são fáceis de serem reconhecidos. Geralmente repetem como papagaios tudo o que a grande mídia produz. Tem ódio ao PT de graça, são incapazes de fazerem uma crítica bem fundamentada ao governo e escondem os problemas dos outros partidos, sobretudo dos seus correligionarios. Falam só em corrupção o tempo inteiro, mas sonegam imposto de renda, enchem a cara de álcool e drogas pra dirigir, tratam mulheres como objeto, são machistas, racistas e homofóbicos (até algumas mulheres direitistas são assim). Se pautam pela moralidade o tempo todo, mas não são capazes de olhar no espelho e reconhecer seus próprios defeitos. São egoístas ao extremo, só solidários com as pessoas do seu ciclo de amizades. Passam nas ruas com seus carrões em frente aos pontos de ônibus lotados, vêem pessoas dormindo nas ruas e crianças pedindo esmolas, mas não se sentem envergonhados de estarem do outro lado da desigualdade. Muitas vezes estufam o peito e clamam a meritocracia para ficarem com a consciência mais leve.

FB_IMG_1444434187798Um direitista convicto tem a desonestidade de comparar Fidel Castro a Hitler. Ele não abre mão de desqualificar todos os grandes seres humanos que lutam por igualdade, que defendem os direitos do povo pobre, que dedicam a vida ao povo trabalhador. O direitista fala mal do próprio povo, do próprio país, mas não sai do sofá para lutar por direitos. Ele abre a boca com seus dentes brancos de clareamento para dizer que os Estados Unidos é bom nisso, é próspero naquilo, mas não pega um livro de história para entender que a prosperidade de qualquer império depende da miséria das suas colônias. O direitista é tão hipócrita que fala mal do país e sonha em morar nos EUA ou na Europa, mas vai às ruas protestar contra a corrupção (e nada mais) com camisa da CBF (entidade notoriamente corrupta) e bandeiras do Brasil, reivindicando o patriotismo num nacionalismo exacerbado e cego.

O direitista tem alta capacidade de se contradizer para argumentar. A camada mais reacionária do direitismo defende intervenção militar “constitucional”, pois precisam salvar a “democracia”; invocam textos bíblicos escritos há 2000 anos para defenderem a pena de morte e se dizem cristãos (se Jesus era a favor da pena de morte, por que evitou o apedrejamento de uma mulher acusada de adultério?); são capazes de dizer que “preferem ver seu povo morrer pela repressão do que nas filas dos hospitais”. E quem vai morrer enfrentando a repressão nos protestos para melhorar a saúde pública?

ScreenHunter_5659-Apr.-13-12.44-1O direitista contemporâneo brasileiro venera figuras cujo legado é apenas a disseminação do ódio aos seres humanos. Ele chama Chico Mendes de oportunista e Carlos Marighela de assassino, mas se identifica com Malafaias e Bolsonaros. Ele fica indignado com o traficante da favela, mas cerra os lábios quando o helicóptero do Senador da República no qual ele mantém uma identificação de classe é apreendido com 450kg de cocaina. Ele adora notícias da operação Lava-Jato, mas teme que seja iniciada uma operação do tipo “Aspirador de Pó”. Vai que numa dessas seu líder maior seja preso…A implicação que o direitista tem com o dólar alto não tem relação com o aumento do trigo importado e, consequentemente, com o aumento do pão. Ele não sabe o preço do pão. O aumento do dólar é um impeditivo para suas viagens à Nova York para fazer compras ou passear por meia dúzia de países europeus na baixa temporada. A saída dele para o preço alto da gasolina é privatizar a Petrobras, deixar que o “livre mercado” resolva isso. Deve ser por que no livre mercado haja mais possibilidade de o direitista atingir seu sonho: ser dono único do que poderia ser riqueza de todos. Afinal, o direitista só se preocupa com ele mesmo.

Jobert Fernando de Paula
Diretor de formação e cultura do SINDIELETRO-MG, militante do Movimento Luta de Classes (MLC), militante do Movimento de Lutas nos Bairros Vilas e Favelas (MLB) e da Unidade Popular pelo Socialismo (UP)

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes