No último domingo (17), o MLB realizou atividades do “domingo vermelho” no bairro do Eldorado, periferia da cidade de Diadema – no ABC Paulista – onde o movimento já atua há quase dez anos. Mais de 30 pessoas foram mobilizadas, entre os militantes do próprio movimento e contando com apoio da UJR e do MLC.
Os “domingos vermelhos” são momentos em que a militância se reúne para fazer agitação e propaganda, denunciando os problemas do país e da cidade e chamando a população para participarem do MLB e da luta por moradia digna.
Em Diadema foi realizada uma grande agitação na feira do bairro com caixa de som e panfletos e muita conversa cara-a-cara com o povo. O objetivo era atrair mais pessoas para o MLB, formar novos núcleos e organizar uma grande ação para conquistar o terreno prometido pela prefeitura desde as primeiras ocupações ocorridas em 2008.
Nesse momento, por ser época de eleições, uma questão importante foi se diferenciar do oportunismo eleitoral. Isso ficou claro quando, durante a agitação, o presidente da câmara de vereadores, Zé Dourado, do PSDB, apareceu na mesma feira e não teve nem um pouco da atenção recebida pelos militantes do MLB.
Após a feira foi servida uma saborosa macarronada para recuperar as forças e na parte da tarde dois grupos saíram para fazer colagens com cartazes do MLB pelo bairro.
Essas atividades precisam ser multiplicadas! Muitas pessoas pararam para conversar, demonstrando uma grande vontade de debater a situação de vida do povo e refletir sobre os caminhos para sua transformação.
Acesse mais em: MLB – São Paulo
Redação São Paulo