Ouvir os Guarani é ser tocado pela música suave, cantada em muitas vozes. Seu som delicado, canto primordial, ajuda a caminharmos na trilha da mata, na vida. Seus cantos trazem as palavras sagradas e seus encantamentos. São cantos que abrem nossos corações e revelam sua cosmologia. Como dizem “sustentam o céu sobre nossas cabeças”. O cântico dos Guarani evoca em nós o espírito ancestral.
Grupo Xondaro Mirim Mborai – Aldeia Tekoa Djatxaá Porã, Ubatuba. Dia 02 de junho, às 15h15, no CEU Butantã, grátis e livre para todos os públicos.
Atender ao pedido da aldeia para conhecer a cidade de São Paulo e para mostrar sua arte delicada e importante tocou a nós, Companhia de Solistas, e nos moveu a realizar essa produção.
O gesto gentil de Sebastião Salgado e Lélia Wanick Salgado, por meio da ONG ambiental Instituto Terra, de doar seu livro “Gênesis”, nos incentivou e nos mobilizou a ir em busca dos recursos necessários para a realização da empreitada. Fundado em 1998 por Lélia Deluiz Wanick e Sebastião Salgado, o Instituto Terra é uma associação civil, sem fins lucrativos, que promove a recuperação da Mata Atlântica no Vale do Rio Doce há 19 anos.
A esse gesto se juntou o do Centro de Estudos Universais AUM que, entre poucos, valoriza e revela a unidade entre os saberes da arte, da ciência e da espiritualidade, e com generosidade fortaleceu esse projeto.
O Grupo Xondaro Mirim Mborai, de Ubatuba, se apresenta no dia 2 de junho às 15h15, no CÉU Butantã, que fica na Avenida Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870, telefone 3732 4512.
O espetáculo tem uma hora de duração e apresenta a música, a dança e o canto do povo Guarani em seu contato íntimo com a natureza. Podemos ouvir e sentir a comunicação que os pássaros, a mata, os rios contam aos Guarani, que por sua vez nos revelam por meio de seus rituais. O canto para Nhanderu, o grande deus criador de tudo está presente em todos os seus atos.
Além do espetáculo haverá uma conversa com o público e a venda do artesanato Guarani.
Grátis e livre para todos os públicos, com duração de uma hora.
Espetáculo: GUARANI MBYA – CANTO PRIMORDIAL
Nome do Grupo: Xondaro Mirim Mborai
Tempo de duração: Uma hora
Onde: CEU Butantã
Endereço: Avenida Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870
Telefone: 3732 4512.
Horário: 15h15