UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Para onde vai a Alemanha?

No último dia 24 de setembro, os alemães foram às urnas escolher os representantes no parlamento e eleger o Primeiro Ministro do país. Segundo os dados do Escritório Eleitoral Federal, 76,2% dos eleitores compareceram às urnas, frente a 71,5% em 2013. No total, 42 partidos participaram da eleição, bem mais que os atuais 33 partidos no Brasil, sendo que a Alemanha, com 357.168 Km², cabe no estado do Mato Grosso do Sul.

O bloco conservador, liderado por Angela Merkel e formado pelos partidos União Democrata-Cristã (CDU) e a União Social-Cristã da Baviera (CSU), obteve 33% dos votos, uma queda de 8,5 pontos em relação há quatro anos e o seu segundo pior resultado desde 1949, quando obteve 31%.

O Partido Socialdemocrata (SPD), liderado por Martin Schulz, obteve o pior resultado de sua história, caiu para 20,5%, mais de cinco pontos abaixo das eleições gerais anteriores.

Os herdeiros do nazismo, o partido Alternativa para Alemanha (AfD), defensores das ideias xenófobas e racistas de Hitler, que não havia conseguido o coeficiente eleitoral necessário de 5% para ter representantes no Bundestag (parlamento alemão) na última eleição, desta vez obteve 12,6% dos votos.

O Partido Liberal (FDP), que também não conseguiu o mínimo para entrar no Legislativo na última eleição, retorna agora à Câmara com o apoio de 10,7% dos eleitores.

A Esquerda (Die Linke), um partido com características de frente e que reúne vários setores da esquerda alemã, obteve 9,2% dos votos, seis décimos mais que em 2013, enquanto o Partido Verde ficou com 8,9%, meio ponto a mais que nas eleições anteriores.

Um balanço do resultado eleitoral

Angela Merkel vai governar a Alemanha pela quarta vez seguida. Esse fato, indica a incapacidade dos conservadores em apresentar uma nova liderança que sustente o projeto político neoliberal imposto através da União Europeia.

É interessante lembrar que na Alemanha, assim como na Venezuela, a reeleição é ilimitada, entretanto, diferente da Venezuela, não se viu nenhuma voz na imprensa acusando Merkel de ser uma ditadora. O motivo é óbvio: ela é uma representante dos interesses da burguesia.

Podemos acrescentar que a vitória de Merkel facilita o trabalho dos presidentes dos países aliados na condução da política neoliberal e imperialista da União Europeia, a exemplo do banqueiro Macron, presidente da França, que contará com uma forte parceira durante todo o seu mandato.

O elemento mais debatido do resultado eleitoral na Alemanha é a chegada do partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha ao parlamento. Esse fato é mais uma indicação do avanço da extrema direita na Europa e no mundo. Resultados semelhantes de partidos de extrema direita já vinham acontecendo em outros países europeus, como França, Grécia e Portugal.

Nesse cenário de crise econômica do capitalismo, o núcleo duro da burguesia começa a acionar o seu cão de guarda, o fascismo. A conjuntura pavimenta o caminho para projetos de radicalização, tanto à direita, quanto à esquerda. O caminho da conciliação tem sido frequentemente derrotado. O resultado da eleição na Alemanha é também uma expressão disso.

A composição do parlamento alemão de uma maneira geral será mais conservadora que a anterior. A votação dos Liberais torna essa tendência uma realidade, o que implica a presença de pautas mais reacionárias.

Por fim, o partido A Esquerda (Die Linke) praticamente não conseguiu crescer. O que atesta a sua incapacidade de apresentar algo novo, radical e revolucionário nesse processo eleitoral. A grande lição das eleições gerais na Alemanha é: a conjuntura está vomitando as coisas mornas.

Magno Francisco da Silva, mestre em História Social pela UFAL

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes