UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 23 de abril de 2024

Visão de um cubano sobre o furacão Irma

Irma, mulher furiosa, que, com seu andar destruidor, nos dá uma lição de política prática.

Anuncia que vai para Cuba e que daí viajará, como qualquer balseiro, rumo à Flórida para buscar o sonho americano.

Oh, surpresa! O sonho americano consiste num grito que diz “lá vem o Irma, salve-se quem puder”. As pessoas correm ao supermercado para acumular comida até desabastecê-lo totalmente. As pessoas, em seus carros, procedem à evacuação gerando o bloqueio das vias. As pessoas pensam se está em dia o pagamento do seguro.

A população da Flórida foge do Irma. Em sua fuga, a gasolina se esgota e as vias se engarrafam com a quantidade de carros. Em seu fuga, movida por combustível fóssil, garantem que virão mais furacões ainda maiores.
Darwinismo social, sobrevive quem tem.

Em Cuba, pequena ilha bloqueada e solidária, de imediato formam-se as brigadas de trabalho, que são a forma organizada de defender o outro, o vizinho, o irmão, o desconhecido. Uns põem a comida e os medicamentos de todos a salvo; outros se ocupam de lhe fazer manutenção do saneamento básico para mitigar as inundações; podam-se as árvores para que os ramos não sejam projéteis assassinos; ocupam-se de levar as pessoas a refúgios e instalações militares seguras. Ante o perigo coletivo, o plural é a resposta. A ira do Irma encontra um povo, por amor e por dever reunido.

Antes de morrer, Irma saberá que sua ira é inútil quando há um muro de corações que se juntam.

Sergio Serrano (@Cubanamera)

Outros Artigos

50 COMENTÁRIOS

  1. Somente seres pensantes e solidários, constroem tais atitudes, ou seja, de ajudar ao outro como um todo.Os cubanos são altruísta por nascimento, toda a educação é voltada através de um sentimento de amor e valorização ao próximo. Parabéns povo amado e querido, que admiro tanto !!

  2. Tenho a impressão que a tv globo não fala sobre Cuba e enche o saco falando dos EUA porque teria que dizer coisas positivas. Aí não dá. Falariam se os cubanos se lançassem, podando assim culpar o maldito comunismo.

  3. A simplicudade de um povo q vive a sua humanidade cotidianamente, que desconhece o ” salve-se quem puder” tão natural nas sociedades competitivas. Mas, q tb é igualmente vítima da fúria da natureza, causada por modelos que não têm tido nenhum pudor em desrespeitar a natureza, que é soberana.

  4. Êta, Povo soberano e solidário da porra, ainda mandam uma brigada de médicos socorristas pra Flórida de Tio Sam.

    Soberania e solidariedade não se adquire nas vitrines dos shoppings, mas em Sierra Maestra.

    Che e Fidel continuam vivos no seu Povo

  5. muito bom….é quase um poema essa descrição ….fiquei pensando tambem de como os capitalistas selvagens poderiam inventar tais tragédias pois nos parece ser bem lucrativas isso lá nos EUA….

  6. Serrano.
    Parabéns pela visão e mensagem solidária que nos envia nesse momento de aflição.
    Somente um povo unido como o Cubano sabe enfrentar mais adversidade que esse povo vem enfrentando há décadas da sua história.
    Parabéns..
    Abraço de Sergipe Brasil.

  7. Que mensagem linda. Maldito capitalismo que gera o egoísmo, a ganância, o desrespeito, a exploração do homem sobre o homem. A concentração da riqueza. Viva Cuba e seu povo que disse não a este sistema injusto.Parabéns pela sabedoria de amar ao próximo.

  8. Só podia ser um filho da puta esquerdista de merda para escrever uma tamanha merda dessas!
    Você pseudoesquerdista não tem moral e nem experiência para falar qualquer coisa!

    Vai passar uma temporada em Cuba E depois vem passar uma temporada nos Estados Unidos. Somente ai você escreve as asneiras que quiser, mas muito provavelmente irá escrever o quanto os americanos são solidários uns com os outros, e como esse governo ajuda e toma redia da situação, não deixando seu povo na mão!

    Passar bem!

  9. Não é atoa que o socialismo solidário venceu e continua vencendo em Cuba e com os verdadeiros cubanos! Enquanto isso, na Flórida,pedaço da “maior democracia do mundo”,todo(as) saem ensadecidos(as),cada qual em seu mundo particular do egoísmo,da ganância do ter e passar pelo(a) outro(a) e desconhece-lo(a)!

  10. Emocionada com o depoimento. Só um povo com uma história de humanidade é capaz de tanta solidariedade. Parabéns Cuba!

  11. Passei minha primeira experiência como brasileira vivendo nos USA a esperada de um furacão de CAT 5 a poucas semanas. Nunca vi no Brasil tamanha solidariedade vinda dos capitalistas como todos não se cansam de pregar negativamente nas mídias!!
    Comércio, governo e o povo se unindo em um único propósito de ajudar O próximo!!

  12. Excelente depoimento que recebi de um conhecido que vive em Miami.

    “Obrigado, Irma!

    Faz dois anos que decidi me mudar do Rio de Janeiro para Miami com minha mulher e meus dois filhos, em busca de algo melhor para nossas vidas.

    Por ironia, depois de dois anos vivendo na America, recebi o meu Green Card exatamente no dia em que também recebi a notícia de que o furacão Irma, o pai de todos os furacões, também está a caminho.

    O governador da Florida, Rick Scott, assim que soube da gravidade do problema, foi para a TV e ordenou que todos no sul da Florida evacuassem suas casas imediatamente, pois as consequências podem ser catastróficas.

    Da noite para o dia, como em um piscar de olhos, milhões, literalmente milhões de pessoas, abandonaram suas casas e já estavam nas estradas, subindo ao Norte.

    Eu era mais um na multidão, no meio de um enorme congestionamento, e isso me fez lembrar das minhas voltas dos feriados de Búzios, na Região dos Lagos. A única diferença é que, pasmém, aqui na Florida, mesmo em uma situação absolutamente adversa, as pessoas não trafegam pelo acostamento para tirar vantagem e chegar mais rápido ao destino. Todos respeitam as leis de trânsito, mesmo em situações caóticas, emergenciais. Motociclistas loucos também não existem por aqui. É proibido trafegar entre as faixas. Acho que eles nem sabem o que significa isso, podem acreditar.

    Quando encontrei um lugar seguro, a primeira coisa que eu fiz foi ligar a TV. Lá estava o Governador novamente falando ao vivo, e eu comecei a ter uma aula de patriotismo, solidariedade, respeito pelo próximo e, acima de tudo, respeito pela vida. A mensagem que mais me tocou foi: “se você não tem como sair de casa, seja por qual motivo for, ligue para o número que você vê no rodapé da imagem, que iremos agora na sua casa te salvar. Ainda temos tempo!”. Isso me arrepiou! Pensei: esse cara é o meu herói!

    Lembrei automaticamente das enchentes de Teresópolis, tenho uma conexão com a cidade pois, desde que me entendo por gente, tenho casa lá. Anos após aquela triste tragédia de 2011, descobriu-se que a quadrilha de Cabral desviou parte do dinheiro que deveria ser utilizado nos resgates das vítimas e reconstrução da cidade. Até o prefeito foi preso. Confesso que tive vontade de vomitar ao comparar!

    Voltando ao furação, as companhias aéreas americanas, das quais todos sempre reclamam, colocaram vôos extras, durante toda a madrugada, com preço fixo de $98 dólares, para ajudar a escoar o pessoal pelos céus. A Expedia, site de reservas de hotéis, ofereceu tarifas com descontos especiais em lugares seguros. O mesmo fez o Airbnb, site de reservas de casas e apartamentos. Os hotéis, por sua vez, passaram a aceitar mais hóspedes por quarto e também animais de estimação.

    As operadoras de telefonia, que normalmente restringem suas redes de wi-fi aos seus clientes, liberaram internet grátis para todos. Onde existir cobertura, existirá wi-fi grátis. Comunicação, ou a falta de, pode salvar uma vida ou causar uma morte nesse tipo de situação. Até o hotel em que estou, acaba de informar que todo o conteúdo de filmes e desenhos, que normalmente é cobrado, será grátis nas próximas 72 horas.

    O Google se uniu ao governo, em um esforço sem precedentes, para conseguir localizar e colocar em tempo real nos seus mapas (Google Maps e Waze) as ruas fechadas, bloqueadas e danificadas, após a passagem do Irma.

    São muitos os exemplos, que realmente emocionam. Na maioria das vezes coisas simples, mas que trazem o mínimo de conforto nesse momento e esperança de um futuro melhor. Como diz o famoso ditado: depois da tempestade, sempre vem a calmaria.”

    Carlos Andre Montenegro
    08/09/2017

  13. A verdadeira alma do socialismo é isso. Seria o PT no seu inicio, que diga-se de passagem foi que me fez acreditar que mudaria com a eleição do Lula, mas infelizmente não foi isso que aconteceu. Que decepção.

  14. Espetaculo de povo com simplicidade uniao amor ao proximo deram esse exemplo unico de como ser humano PARABENS NACAO CUBANA

  15. Cuba é uma ilha, impossível evacuar. A solidariedade humana não é só uma questão de sistema político, o buraco é bem mais profundo que isto.

  16. Os americanos são tão legais … mais tão legais … que quando Irma atuava bravamente, Trump renovou a assinatura do loqueio comercial contra Cuba, logo neste momento de catástrofe, quando Cuba mais precisa …

  17. Belo texto. Fico refletindo…será que essa irá foi realmente inútil, ou justamente a utilidade dela no meio foi a de mostrar que há possibilidade e beleza em se unir os corações dos homens para o bem comum?!

  18. Há seis anos, recém chegado em Cuba, onde viveu por 13 dias sua mais profunda experiência existencial,
    este Sanatório respondeu a um irmão religioso e católico, que o indagara, via facebook:
    “Luiz Carlos, o que mais o marcou aí em Cuba?”
    Respondi: “A presença de Cristo! Queres conhecer onde Cristo nasceu, vá em Israel… Queres saber onde Cristo vive, venha à Cuba!”
    “… mas, mas… a vida é muito difícil aí em Cuba…”
    Gaguejou um irmão surpreso…
    E eu lhe disse:
    Nunca foi fácil viver à altura de Cristo!

  19. Fico triste por Brasileiros falarem mal de um povo digno, honrado, solidário e que não se curvou diante do opressor (EUA ).Parabéns ao povo Cubano, onde não existe crianças ao relento, e todas serão matriculadas. Infelizmente os valores estão invertidos, o Facismo está aumentando no mundo, a família se degradando e bons exemplos iguais aos de Cuba poderiam estar sendo noticiados aos 4 cantos do planeta, mas a mídia maior está comprometida com o neoliberalismo.

  20. Eles arrancam emoção! Estive lá, sem o Irma e saí com lágrimas. Estava deixando para trás aquele sorriso de quem sabe o que é luta, de quem sabe buscar soluções. Só tive elogios para eles pelo acolhimento médico, hospitalar e hospedam.

  21. É contagiante, a solidariedade e o amor pelo próximo do povo cubano, participativo e solidário, ao ser humano no mundo. Essa virtude incomoda os insensíveis, indiferentes ao sofrimento dos seus semelhantes.

  22. Muito tendencioso. Não foi bem isso que se leu sobre os EUA. Operadoras de telefonia abriram o sinal, população evacuou a cidade sem invadir o acostamento (diferente do Brasil). Menos, por favor.

  23. Assim são os cubanos, amigos e solidários. Enquanto lá tratam de ajudar una aos outros, aqui procuram comprar todo o estoque de água ou de botijoes de gás dos mercados, pra revender depois pelo triplo do preço.

  24. Não me suprende com o povo Cubano de natureza ja são solidarios, eu vivi estas esperienças neste belo Caiman, quando muitos fogem sem ver o vizinho se esta bem o Cubano preocupa-se com o proximo, isso sim es amor; amor com se paga, estarei sempre grato com o povo Cubano.
    Desde Angola enviu a minha corrente possitiva de uma recuperação encima da media porque nos momentos deficil é onde vemos o verdadeiro Revolucionario. Yo vivi muchos huracanes no es facil pero siempre el Gobierno supo alerta al pueblo ante la llegado de este fenomeno natural, fui estudiante en Cuba, primero en la Isla de Juventud despues en Ciego de Ávila, estoy con ustdes mis hermanos de todos los tiempo, el que se levanta con Cuba se levanta para toda la vida cuba va si y siempre, antes de terninar mis pesar a los familiares que perdieron sus enter queridos desde fundo de mi corazon,

  25. Estou com vc Ana.Moro em Naples na Florida onde o furacão passou com a força de 140 milhas por hr e nunca nos meus 45 anos de vida nunca tinha visto algo assim.A preocupação do governo com o seu povo e a união da população me tocou muito.Coisa linda de ver.

  26. Porque xingar de FDP? Porque ser agrassiva? Coloque seu ponto de vista e diga o que pensa. Discordar é normal, xingar não. Mais amor e paz!!! Um bom dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes