No último dia 08 de janeiro, foi publicada a lei n° 13.598, que inscreve o nome de João Pedro Teixeira no Livro dos Heróis da Pátria. A homenagem foi uma iniciativa do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que também é membro da Direção Nacional do MST.
João Pedro Teixeira era uma das principais lideranças das Ligas Camponesas na Paraíba e foi assassinado com três tiros numa emboscada planejada pelos latifundiários, no dia 02 de abril 1962, quando voltava da Capital João Pessoa para Sapé, cidade onde morava.
“É uma grande vitória dos movimentos sociais de luta pela terra. Ao inscrever o nome de João Pedro Teixeira no Livro dos Heróis da Pátria, fica consignada a nossa homenagem, a homenagem do MST e de todos os trabalhadores do campo brasileiro aos verdadeiros heróis do Brasil”, afirmou o deputado Valmir Assunção.
O Livro dos Heróis da Pátria também é conhecido como “Livro de Aço”, referência ao material em que é confeccionado. Ele está exposto no Panteão da Pátria, em Brasília, e homenageia brasileiros que tenham oferecido a vida à Pátria. Entre os nomes já inscritos no livro estão o de Tiradentes e Zumbi dos Palmares.
Da Redação
Para ficar melhor a família dos assassino tem que indenizar os descendentes do nosso herói