UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Cadastrar, revisar e levar aos cartórios as fichas da UP

A Unidade Popular (UP) chega a 2018 ultrapassando a barreira das 500 mil assinaturas de apoio coletadas em todo o país e com a importante soma de 200 mil fichas no Sistema no TSE na internet.

Mais do que nunca, agora é fundamental distribuir corretamente nossas forças para dar conta das várias tarefas e não deixar nenhum militante ocioso ou jogar muito peso numa determinada direção e subestimar outras.

Já está bastante claro para todos que entre as tarefas ligadas diretamente à campanha da UP (fora questões políticas, de finanças, de agitação, etc.) estão as de coletar as assinaturas, cadastrar as fichas no Sistema do TSE na internet e depois levá-las aos cartórios.

Porém, ainda estamos deixando em segundo plano uma das mais importantes etapas deste processo: a revisão e o envio dos lotes de apoiamentos.

Isso exige tempo e dedicação de um grupo destacado de militantes e é uma etapa que não pode esperar ou ser queimada. Se não a fizermos, não podemos entregar as fichas nos cartórios. E se não a fizermos bem, estaremos anulando várias assinaturas coletadas com muito esforço porque o Sistema identifica imediatamente erros como zona eleitoral incorreta, eleitor filiado, títulos cancelados. Sem falar que, uma vez nas mãos dos funcionários dos cartórios, cada ficha será analisada e novos erros podem ser apontados, como eleitores cadastrados com títulos de outras pessoas.

Agrupar as fichas cadastradas por zona e por ordem alfabética; comparar as fichas com a lista gerada pelo Sistema; observar com atenção o que está escrito nas fichas e fazer as devidas correções; etc.; não são tarefas simples e exigem organização, olhar cuidadoso e tempo. Ou seja: nossos coordenadores estaduais e militantes com mais domínio do Sistema devem assumir esta tarefa e é preciso considerá-la no planejamento da campanha, pois ela requer tempo, pessoas e infraestrutura (computadores, impressoras, tinta, papel, etc.). Só assim, vamos, de fato, cumprir integralmente nossas metas e reduzir os percentuais de perdas de fichas no Sistema, que ainda giram em torno de 30%.

Não podemos deixar o trabalho pela metade! Não podemos cair na ilusão de que basta cadastrar as fichas e daí nosso problema estará resolvido!

Coletar as assinaturas, cadastrar milhares delas no Sistema e não enviar os lotes aos cartórios significa impor à UP uma derrota, pois o Tribunal Superior Eleitoral vai considerar nosso pedido de registro baseado exclusivamente na quantidade de apoiamentos aptos no Sistema, e não nas fichas que tivermos guardadas em nossas sedes e casas ou mesmo nas fichas cadastradas no Sistema, mas que não forem entregues em cada cartório.

Vale lembrar ainda que, em outubro deste ano, haverá eleições no Brasil e que os cartórios terão uma demanda muito maior de trabalho até lá. Assim, é indispensável que nossos coordenadores, ao se dirigirem aos cartórios para protocolar as fichas, conversem com as chefias de cada zona e estabeleçam relações entre a UP e os funcionários, de modo a ganhar a simpatia destes trabalhadores, servidores públicos, para o nosso projeto.

Chegou a hora decisiva de aprimorar nosso trabalho e de jogar todas as nossas forças para a legalização da UP! Unidade Popular, um partido para lutar!

Rafael Freire, dirigente da UP na Paraíba

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes