Logo após a legalização da nova legenda partidária, a Unidade Popular passa a estar presente novos estados e cidades em todo país.
Redação Santa Catarina
Jornal A Verdade
PARANÁ – Ocorreu nessa segunda feira (16) a primeira plenária da Unidade Popular pelo Socialismo no Estado, na cidade de Curitiba. O evento contou com a contribuição de militantes da UP/PR, UP/SC e de representação do Diretório Nacional do partido, com presença dos companheiros paranaenses que se interessaram em conhecer a história e o programa da UP para superar o capitalismo e construir o Socialismo.
Após a apresentação do Partido, foram debatidos inúmeros temas, como a realidade do governo do estado do Paraná, eleito com base ruralista e fundamentalista religiosa, que ataca as ocupações na periferia de Curitiba que sofrem com o descaso do poder público e a truculência da polícia – A exemplo é a Ocupação Pinheirinho, que a Polícia Militar do Paraná colocou fogo no final do ano passado e assassinou, após tortura, jovens que moravam na ocupação, em represália a morte de um policial na região. Esse mesmo governo cedeu a uma empresa “amiga” a privatização de rodovia ligada à Ilha do Mel, para o transporte de cargas, o que terá nefastos impactos ambientais e sociais, e ameaça permitir, ainda mais, o avanço de mineradoras na Escarpa Devoniana, uma área de preservação ambiental.
A precarização do transporte público em Curitiba e a tarifa abusiva, o fato de o Paraná ser o terceiro Estado que mais consome agrotóxicos no país, a necessidade de defesa do SUS, o desemprego e inúmeros outros temas foram debatidos, o que levou os participantes à conclusão da urgência de organização da esquerda consequente para travar as lutas do povo pobre paranaense.
O encontro contou com a presença de Jeanete Gouvea, militante histórica do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas que se filiou a Unidade Popular e inspirou a todos com sua determinação em construir o Socialismo.