UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Governo Dória segue com o entreguismo e agora quer privatizar as linhas 8 e 9 da CPTM

É necessário lutar contra essa privatização e contra as medidas de submissão ao imperialismo que o governo do estado vem fazendo, e isso só será possível com a luta na rua, construindo, também, uma greve combativa no dia 18 de março por toda São Paulo.

Luiz Henrique Chacon


Foto: Luiz Henrique Chacon/Jornal A Verdade

SÃO PAULO – Na última quinta feira (27), ocorreu, na Secretaria da Justiça da cidade de São Paulo, uma audiência pública para tratar da concessão das Linhas 8 – Diamante e 9 – Esmeralda da CPTM.

O projeto nada mais é que um caminho para a privatização da companhia e uma continuação do plano de desmonte do Estado gerenciado pelo atual governador João Doria e seu Secretário da Fazenda, Henrique Meirelles.

Esse plano de desestatização é tão perverso que passa para o domínio do capital privado estruturas centrais e estratégicas para o desenvolvimento do nosso Estado, como a Sabesp, as marginais, rodovias como a Piracicaba-Panorama, presídios, entre outros, totalizando 220 projetos, dos quais 23 já foram aprovados.

O entreguismo tucano é tão forte que o Estado vem incentivando a participação do capital estrangeiro na compra dessas estatais, principalmente o capital chinês, o que se escancarou no evento desta última quinta-feira, onde foram necessárias duas sessões abarrotadas de empresários, políticos e representantes dessas multinacionais interessados na compra dessas linhas.

Porém, por um outro ponto de vista, a atual presidência da CPTM e os representantes do governo do estado não se mostraram disponíveis para responder às críticas e dúvidas da sociedade civil presente no evento quando questionados sobre as demissões voluntárias, ou sobre os demais impactos sociais que a privatização acarreta.

Mais uma vez o poder público mostra seu descaso ao ignorar as faixas dos movimentos sindicais e políticos presentes contrários à esta medida, mostrando que o dinheiro investido agora pelas multinacionais vale mais que os empregos dos trabalhadores que são ameaçados, assim como também vale mais que a soberania do nosso povo.

Contudo, uma audiência pública aberta e participativa foi convocada para às 15h do dia 16 de março na ALESP (Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo), e será de importância fundamental a participação não só do Comitê Contra a Privatização da CPTM, que vem travando esta luta, mas das entidades sindicais e de todo cidadão que será prejudicado pelas medidas do governo.

É necessário lutar contra essa privatização e contra as medidas de submissão ao imperialismo que o governo do estado vem fazendo, e isso só será possível com a luta na rua, construindo, também, uma greve combativa no dia 18 de março por toda São Paulo.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes