UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Governo da Bahia faz reforma contra os trabalhadores

A Unidade Popular vem sendo outra ferramenta fundamental para o enfrentamento ao Governo do Estado, participando ativamente da construção de todas as mobilizações.

Victor Aicau

Foto: Jornal A Verdade

BAHIA – Vivemos em nosso país um tempo de retirada de direitos históricos conquistados com muita luta pelos trabalhadores e, na Bahia, não é diferente. Rui Costa (PT), atual governador do Estado, tenta, mais uma vez, aprovar em regime de urgência a PEC 185, que elimina vários direitos dos servidores públicos. Vejamos algumas das principais medidas da PEC:

Amplia a idade mínima de aposentadoria dos homens para 65 anos e das mulheres para 62 anos. Atualmente, os servidores homens podem se aposentar com 60 anos e as servidoras, com 55 anos. O valor da aposentadoria será reduzido, pois o benefício passará a ser calculado com base nas 90% maiores remunerações e não mais por 80%, como ocorre hoje. As pensões por morte estarão submetidas a novas regras, em que o cálculo inicial é de 40% do valor da aposentadoria, acrescido de cotas de 20% por dependente até o máximo de 100%.

Contra esse projeto, os movimentos sociais, sindicatos e partidos de esquerda fizeram um ato em frente à Assembleia Legislativa, que contou com 300 servidores.

Essa luta conta também com o apoio do deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), que vem construindo uma resistência frente a essa tentativa de desmonte proposital da Previdência. Uma liminar para suspender a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) foi deferida. 

A Unidade Popular vem sendo outra ferramenta fundamental para o enfrentamento ao Governo do Estado, participando ativamente da construção de todas as mobilizações. Entendemos que, só assim, é possível vencer a socialdemocracia que, sem nenhum escrúpulo, tenta ser alternativa para os ricos, atacando os pobres. A UP repudia essa PEC e toda retirada de direitos do nosso povo.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes