Por João Coelho, Victória Magalhães e Adriano Tomé.
Após dois dias de greve na empresa ATENTO de São Bernardo, que conquistou o afastamento do trabalho de trabalhadores do grupo de risco de contaminação pelo COVID-19 e que levou à interdição do prédio da empresa pela Vigilância Sanitária na última sexta-feira, 20/03, os trabalhadores da empresa, junto à trabalhadores de outras empresas de Telemarketing refundaram a Comissão de Trabalhadores e Trabalhadoras do Telemarketing do ABC.
A reorganização dessa importante comissão, que estava desativada nos últimos anos mas que no passado foi responsável por importantes lutas da categoria, é uma resposta organizativa às empresas do ramo que insistem em manter os operadores trabalhando sob risco de contaminação com o vírus que tem adoecido pessoas ao redor do mundo. A própria ATENTO, depois de ter sido interditada, articulou junto à Prefeitura da cidade o retorno das atividades do prédio, atitude que revoltou os trabalhadores que, agora mais conscientes de seus direitos e de suas forças, decidiram não mais aceitar as injustiças dos patrões.
Nesse sentido, após serem contatos pela empresa a retornar ao trabalho nesta segunda-feira, 23/03, as trabalhadoras e trabalhadores se organizaram em uma nova paralisação, exigindo mais uma visita da Vigilância Sanitária ao local, o que resultou na retomada das atvidades da ATENTO mediante ao cumprimento da regra de contar somente com o quadro eletivo máximo de 30% dos trabalhadores. Essa é mais uma vitória importantíssima conquistada pela categoria e pela Comissão.
A Comissão conta entre seus membros, além de trabalhadores e trabalhadoras do Telemarketing, representantes do Movimento Luta de Classes, que tem sido fundamental na organização dos trabalhadores e no enfrentamento não apenas às direções das empresas, mas também à imobilidade do sindicato que representa a categoria, que até agora não realizou nenhuma mobilização em nenhuma das várias empresas de telecomunicação da região contra a exploração dos trabalhadores em meio a uma pandemia.
É com espírito de luta e com confiança na força dos trabalhadores que essa comissão é refundada, pois sabemos que não há caminho para a vitória que não passe pela profunda organização dos trabalhadores. Trabalhador unido jamais será vencido!