UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 27 de abril de 2024

Trabalhadores do Telemarketing se reorganizam após greve

Foto: Adriano Tomé

Por João Coelho, Victória Magalhães e Adriano Tomé.

Após dois dias de greve na empresa ATENTO de São Bernardo, que conquistou o afastamento do trabalho de trabalhadores do grupo de risco de contaminação pelo COVID-19 e que levou à interdição do prédio da empresa pela Vigilância Sanitária na última sexta-feira, 20/03, os trabalhadores da empresa, junto à trabalhadores de outras empresas de Telemarketing refundaram a Comissão de Trabalhadores e Trabalhadoras do Telemarketing do ABC.

A reorganização dessa importante comissão, que estava desativada nos últimos anos mas que no passado foi responsável por importantes lutas da categoria, é uma resposta organizativa às empresas do ramo que insistem em manter os operadores trabalhando sob risco de contaminação com o vírus que tem adoecido pessoas ao redor do mundo. A própria ATENTO, depois de ter sido interditada, articulou junto à Prefeitura da cidade o retorno das atividades do prédio, atitude que revoltou os trabalhadores que, agora mais conscientes de seus direitos e de suas forças, decidiram não mais aceitar as injustiças dos patrões.

Foto: Adriano Tomé

Nesse sentido, após serem contatos pela empresa a retornar ao trabalho nesta segunda-feira, 23/03, as trabalhadoras e trabalhadores se organizaram em uma nova paralisação, exigindo mais uma visita da Vigilância Sanitária ao local, o que resultou na retomada das atvidades da ATENTO mediante ao cumprimento da regra de contar somente com o quadro eletivo máximo de 30% dos trabalhadores. Essa é mais uma vitória importantíssima conquistada pela categoria e pela Comissão.

A Comissão conta entre seus membros, além de trabalhadores e trabalhadoras do Telemarketing, representantes do Movimento Luta de Classes, que tem sido fundamental na organização dos trabalhadores e no enfrentamento não apenas às direções das empresas, mas também à imobilidade do sindicato que representa a categoria, que até agora não realizou nenhuma mobilização em nenhuma das várias empresas de telecomunicação da região contra a exploração dos trabalhadores em meio a uma pandemia.

É com espírito de luta e com confiança na força dos trabalhadores que essa comissão é refundada, pois sabemos que não há caminho para a vitória que não passe pela profunda organização dos trabalhadores. Trabalhador unido jamais será vencido!

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes