Foto: Rueda la Palabra Paz
Por Isis Mustafa
São Paulo
O jornal A Verdade recebeu do coletivo de colombianos pela paz na Colômbia, Rueda la Palabra Paz, a denúncia de que cerca de 20 colombianos estão abandonados há mais de 10 dias no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
Esses trabalhadores chegaram ao aeroporto para solicitar o embarque num suposto voo humanitário de volta ao seu país de origem. Segundo declaração oficial do Ministério das Relações Exteriores da Colômbia, se tratava de uma medida diante da pandemia do Covid-19. No entanto, ao chegarem no aeroporto, souberam que estão sendo exigidos altos custos para embarcar no referido voo, valores que vão de 3.500 a 4.200 reais.
Vindos de Pernambuco, Fortaleza, Campo Grande, Sorocaba, Goiânia, Araraquara e Barretos, os colombianos chegaram por todos os meios de transporte até a capital paulista, incluindo percursos a pé. Segundo o Rueda la Palabra Paz, “os colombianos pediram ajuda ao Consulado Geral da Colômbia em São Paulo e à Embaixada da Colômbia em Brasília, mas não obtiveram resposta”.
Na verdade, foram enganados pelo governo colombiano e pela mídia, pois não se trata de um voo humanitário, mas de um voo comercial que nenhum desses trabalhadores tem condições de pagar. Mas não para por aí: ao chegar na Colômbia, seriam obrigados a cumprir quarentena em Bogotá, em local a ser determinado pelo governo, e arcar com todos os custos. Além da humilhação, estão abandonados com seus pertences e familiares no aeroporto, local de alta circulação na cidade que é o epicentro da pandemia do novo coronavírus no Brasil, sem qualquer assistência das autoridades.