UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Coronavírus deixa evidente o caráter desigual do capitalismo

Foto: Jornal A VERDADE

Taylinne Barret, Pernambuco.

Na última quarta-feira (29), foi realizado mais uma coletiva online com informações sobre a covid-19 no estado de Pernambuco, com a participação de André Longo, Secretário Estadual de Saúde, Jailson Correia, Secretário de Saúde do Recife e o médico infectologista Demetrius Montenegro.

Na ocasião foram confirmados mais 470 casos em Pernambuco, sendo 187 casos com síndrome respiratória aguda grave e 283 casos com quadros leves da doença. Assim o estado passa a ter 4.045 casos classificados como graves e 2.149 casos considerados leves. Do total de casos, 1.552 pacientes estão em isolamento domiciliar, 203 internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 799 em leitos de enfermaria.

Também foram confirmados laboratorialmente 30 novas mortes entre os dias 08 e 28 de abril em nove municípios, sendo 14 homens e 16 mulheres com idades de 34 a 93 anos, totalizando 538 óbitos até o momento. Pernambuco obtem assim a marca de terceiro estado do Brasil com mais mortes por coronavírus.

Apesar de todos os desdobramentos para garantir o distanciamento social, as medidas se tornam insuficientes, levando em consideração que para grande parte da população não trabalhar é sinônimo de não comer. Em muitas propagandas é lembrada a importância de lavar as mãos, mas, o que dizer para as famílias periféricas que não tem acesso a saneamento básico e que na maioria das vezes não tem água nas torneiras? Além disso, após a liberação do auxilio emergencial muitas agencias da Caixa Econômica apresentam enormes filas, deixando a população exposta à contaminação e aglomeração sem qualquer tipo de proteção, ao sol e a chuva. Portanto neste momento podemos afirmar, sem medo de errar, que o vírus tem endereço certo. As condições de prevenção e tratamento não são iguais e se torna evidente o caráter desigual do capitalismo.

Foto: Jornal A VERDADE

Sabemos que esse governo fascista, a serviço das elites e dos bancos, não se preocupa com os direitos e nem com a vida do povo. Por isso, a solidariedade se mostra essencial para vencer essa crise. Precisamos fortalecer as brigadas e as redes de solidariedade do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas – MLB, a exemplo de Pernambuco que tem, através de uma vaquinha virtual, garantido cestas básicas e produtos de limpeza para as famílias mais vulneráveis. Além de fortalecer o Jornal A Verdade e denunciar o descaso desse governo com os trabalhadores e as trabalhadoras desse país.

FORA BOLSONARO!

POR UM GOVERNO POPULAR!

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes