UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

segunda-feira, 18 de março de 2024

Letícia Scalabrini é pré-candidata pela UP a vereadora em Goiânia

Leia também

Foto: Reprodução / Acervo
Redação Goiás
Letícia Scalabrini tem 21 anos de idade, é estudante de Licenciatura em Ciências Sociais na UFG e  moradora do Jardim Novo Mundo, região leste de Goiânia. Letícia adquiriu consciência das desigualdades e contradições da nossa sociedade desde cedo, e considera que a educação foi decisiva neste processo.
Tem contribuído incansavelmente nas lutas cotidianas em defesa da educação, pelos direitos da juventude e pela vida das mulheres. Participa ativamente das principais manifestações em Goiânia, incluindo a luta em defesa do Passe Livre Estudantil, contra o aumento da tarifa dos ônibus, os Tsunamis da Educação em 2019 contra os ataques às Universidades Públicas, manifestações pelo fim da violência contra mulher e contra o fascista Bolsonaro.
Ainda na educação básica, esteve sempre disposta a representar os interesses dos estudantes secundaristas e ajudou a fundar um coletivo de meninas estudantes que discutiam opressões e desigualdade de gênero na escola.
Com a vontade de contribuir para a transformação social da nossa sociedade e ser professora, Letícia ingressou na Universidade Federal de Goiás em 2017 no curso Ciências Sociais-Licenciatura. A partir daí, iniciou sua militância de forma mais ativa e organizada. Logo no seu ano de ingresso, já participava das atividades construídas pelo DCE UFG e passou a compor o Movimento Correnteza e o Movimento de Mulheres Olga Benario e foi eleita para a Coordenação de Mulheres do Centro Acadêmico Florestan Fernandes. Além de ter participado das coletas de assinaturas para a legalização da Unidade Popular pelo Socialismo em terminais de ônibus e bairros que foram fundamentais para dialogar com o povo trabalhador da cidade. Também participando no mesmo ano de um projeto de extensão da UFG de simulação do parlamento legislativo, onde atuou como Deputada Estadual durante uma semana.
Em 2018, teve sua militância reconhecida por figuras públicas da cidade chegando a receber o título “Mulher de Luta” pela Assembleia Legislativa de Goiás e uma moção de aplausos pela relevante atuação junto a juventude Goianiense pela Câmara de Vereadores. Também, foi eleita no mesmo ano para participar da Coordenação de Mulheres e Secretaria Geral do DCE UFG.
Em 2019, foi eleita Coordenadora Geral do DCE UFG e esteve ajudando na articulação das principais manifestações em defesa da educação pública e contra os retrocessos do ex-Ministro de Educação, Weintraub.
Atualmente, Letícia também é da Coordenação Geral do DCE UFG e membra do Diretório Municipal da UP.

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos