UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 26 de abril de 2024

“Estudar e lutar, lutar e estudar”

TEORIA E PRÁTICA – A União da Juventude Rebelião defende a unidade entre a teoria revolucionária Marxista-Leninista com a prática revolucionária. (Foto: Jornal A Verdade)
Sarah Domingues

FLORIANÓPOLIS (SC) – No dia 20 de julho aconteceu última aula do Curso de Formação Marxista da UJR da Região Sul do país. Foram seis módulos distribuídos em doze aulas pensadas à luz do curso da Escola Nacional de Formação Política e Ideológica Manoel Lisboa, abordando os temas da filosofia marxista, da concepção materialista da história, da economia política, do Estado, do imperialismo e da economia socialista, em que os professores Carlos Henrique, Patricia Egerland, Vinicius Stone, Julia Ew e Sarah Domingues, militantes da União da Juventude e Rebelião (UJR), apresentaram para cerca de 30 alunos os princípios básicos da teoria marxista-leninista, para que cada vez mais a juventude se forme e domine a teoria daqueles que lutam diariamente pela libertação do povo da exploração e da miséria, para que possa disseminá-la e fortalecer cada vez mais a luta por uma nova sociedade.

O curso foi pensado inicialmente para acontecer de maneira presencial, ao longo do primeiro semestre de 2020 no estado do Rio Grande do Sul, mas com a pandemia os encontros presenciais se tornaram impossíveis. No entanto, estudar é uma tarefa indispensável na luta pelo socialismo, e, mesmo com dificuldades, precisava ser cumprida. Sendo assim, o curso foi reformulado, a construção e o público foram ampliados, numa parceria com camaradas de Santa Catarina, e ministrado por plataformas de videoconferência, se tornando inclusive aberto para a participação de mais interessados, que não necessariamente se organizam na UJR. 

 Apesar das dificuldades das formas virtuais de comunicação, do estudo no ambiente familiar, e das questões psicológicas que uma pandemia mundial coloca para a sociedade, cerca de 20 alunos frequentaram todas as aulas do curso, e colocaram em suas avaliações algo semelhante ao que Dimitrov prevê, que “se sentiram mais capazes.

APRESENTAÇÃO – Os cursos da União da Juventude Rebelião (UJR) buscam aprofundar a consciência marxista-leninista. (Foto: Jornal A Verdade)

Além disso, muitos alunos, principalmente aqueles que não têm condições de participar das campanhas de solidariedade que estamos construindo, colocaram que as aulas eram o momento bom de sua semana, que quando a pandemia lhes fazia sentir isolados, enfraquecidos, ocupados com problemas pessoais e sem perspectivas, o curso e seu conteúdo, o debate que havia após cada aula, e a troca entre pessoas de diferentes regiões com relação à conjuntura e suas realidades locais e nacionais proporcionaram uma renovação da esperança num cenário de caos, e a certeza de que somos muitos e seremos vitoriosos.

Com a consciência de que devemos seguir com planos de estudos individuais e de que devemos criar periodicamente novos espaços coletivos de estudo e de debate, seguindo os passos de nosso patrono Che Guevara, encerramos nosso curso com alegria e com a certeza de que estamos do lado certo da história.


Cientes da importância de estudar, lutar e fazer finanças, já que força material se combate com força material, nosso curso será disponibilizado para aqueles que solicitarem por apenas R$ 10 (dez reais). Cada aula contém um texto de apoio, uma videoaula e uma apresentação em powerpoint. Basta enviar um e-mail para o [email protected] com o comprovante de depósito para o Centro Cultural Manoel Lisboa: conta da Caixa Econômica Federal – Ag: 4436 / op: 023 / cc: 475-9.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes