UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 9 de novembro de 2024

Homenagem aos 168 anos do natalício de José Martí

Outros Artigos

O Centro Cultural Manoel Lisboa(CCML), rende homenagem ao revolucionário cubano, Jose Martí, pelos seus 168 anos de nascimento. Martí foi poeta, escritor, filósofo, educador e jornalista. Ele foi preso político ainda muito jovem e exilado na Espanha. Estudou e morou na França e EUA, onde recolheu apoios, para que no seu retorno pudesse fundar o Partido Revolucionário de Cuba, organizar a revolução e libertar seu povo da exploração e colonização espanhola. Até hoje é considerado o maior dos cubanos, herói nacional. A sua obra, seus pensamentos e suas ideias revolucionárias inspiram o povo cubano, principalmente a juventude. Transcendeu seu país de origem e ganhou caráter latino-americano, sendo lembrado por cientistas, educadores e revolucionários de todo o mundo.

Nas suas obras completas (27 volumes), que se encontra a disposição dos leitores na biblioteca Amaro Luiz de Carvalho do Centro Cultural Manoel Lisboa de Pernambuco, ele defende que a Revolução Cubana será uma barreira para impedir o domínio dos EUA sobre a América do Sul. Afirmou: “Eu vivi e conheço as entranhas do monstro” (EUA). Caiu em combate em 19 de maio de 1895, na luta contra os soldados mercenários da Espanha.

Segundo Fidel Castro, em A História me Absolverá, em sua defesa diante do tribunal: “José Martí foi o autor intelectual do assalto ao Quartel Moncada”, em 26 de julho de 1953, organizado pelo movimento revolucionário cubano, liderado por Fidel, que viria a se chamar posteriormente Movimento 26 de Julho. Nas palavras do jovem Fidel: “Trago no coração as doutrinas do Mestre e no pensamento as nobres ideias de todos os homens que defenderam a liberdade dos povos”.

José Martí não pode ver o triunfo da Revolução Cubana, que triunfou em 1º de janeiro de 1959 sob o comando firme de Fidel, Che, Raul e Camilo Cienfuegos. A Revolução Cubana segue erguendo a bandeira anti-imperialista de José Martí pela independência, pela soberania e a igualdade social.

Pelo fim do sanguinário bloqueio econômico estadunidense ao povo e ao governo cubano!

Pelo Prêmio Nobel da Paz às brigadas médicas internacionalistas Henry Reeve de Cuba!

Viva a revolução e socialismo em Cuba, na América e no mundo!

Centro Cultural Manoel Lisboa de Pernambuco.

Recife, 28 de janeiro de 2021.

Conheça os livros das edições Manoel Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes