UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sábado, 27 de abril de 2024

Fenet convoca jornada de lutas contra os cortes na educação

FENET estará nas ruas em defesa da Educação (Foto: JAV – Imagem de antes da pandemia)

Dia 17 de março será um grande dia de lutas dos estudantes do ensino técnico de todo o país. Manifestações na internet e nas ruas serão organizadas pela FENET para defender um orçamento justo para a educação, a defesa da vida da juventude e deixar um recado claro: os grêmios técnicos estão na luta contra os ataques de Bolsonaro à Educação.

Caio Sad e Giovanna Souza
Coordenadores gerais da FENET


JUVENTUDE – No último dia 27 de fevereiro, a Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (FENET) realizou uma reunião nacional. Participaram mais de 90 grêmios estudantis do ensino técnico de 20 estados, todas as 5 regiões do país estavam presentes.

A plenária teve como tema: a defesa do orçamento da educação, do ensino técnico e da juventude e contou com a participação das professoras Luzia Mota, reitora do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e Camila Marques, coordenadora geral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE).

No começo da reunião, a professora Luzia Mota apresentou uma grande preocupação com o orçamento para os Institutos Federais no ano de 2021. Explicou aos estudantes que o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) elabora um estudo e apresenta ao governo federal uma proposta de orçamento que seria suficiente para o pleno funcionamento das instituições, a chamada “matriz CONIF”. Em sua apresentação, a professora afirmou que o CONIF indicou a necessidade de um orçamento de 4.191 bilhões de reais, no entanto, a proposta orçamentária do governo federal para o ano de 2021 é de apenas 1.551 bilhão, ou seja, um déficit de 2.640 bilhão de reais. Já a professora Camila Marques, apresentou o ponto de vista dos trabalhadores e trabalhadoras da educação e reforçou a necessidade de unir a luta do movimento estudantil e sindical na defesa da educação de qualidade e de uma sociedade mais justa.

Os grêmios participaram ativamente da plenária, denunciando a situação de seus campi, a dificuldade do ensino remoto e da permanência diante da pandemia. A indignação e a vontade de lutar estiveram presentes em todas as falas, mostrando que os estudantes não vão aceitar nenhum centavo a menos para a educação.

Ao final da plenária, num clima de muita rebeldia e animação, os estudantes presentes convocaram uma grande jornada de lutas para o mês de março. Todos os estudantes apontaram a importância de construir as datas já tradicionais como o 8 de março (dia internacional de luta das mulheres), o 14 de março (aniversário do assassinato da Marielle Franco) e o 28 de março (aniversário do assassinato do estudante secundarista Edson Luis). Além disso, foi apontado o dia 17 de março como um grande dia de lutas dos estudantes em ensino técnico de todo o país. Manifestações na internet e nas ruas serão organizadas em todo o país para defender um orçamento justo para a educação, a defesa da vida da juventude e deixar um recado claro: os grêmios técnicos estão na luta contra os ataques de Bolsonaro à Educação.

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes