UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quinta-feira, 28 de março de 2024

MLB promove projeto de educação na periferia de Cabo Frio

Leia também

SOLIDARIEDADE. Projeto de Educação Popular do MLB ajuda crianças carentes em Cabo Frio (Foto: JAV/Rio)

Projeto desenvolvido pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas visa garantir reforço escolar para alunos pobres da comunidade do Manoel Correa, em Cabo Frio.

Por Vinícius Teixeira
Cabo Frio (RJ)


LUTA POPULAR – Desde o início da pandemia, o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) tem organizado uma rede nacional de apoio a famílias sem teto para combater o crescimento da miséria e da fome no país causadas pelo governo Bolsonaro.

Na comunidade do Manoel Correa, em Cabo Frio (RJ), o movimento está desenvolvendo um projeto de educação popular para dar apoio aos alunos da rede municipal durante o processo de realização dos exercícios da apostila disponibilizada pela prefeitura.

“A ideia não é apenas dar aos alunos condições mínimas para a realização das apostilas, mas permitir que eles compreendam as contradições da sociedade em que vivemos”, explica Chantal Campello, uma das coordenadoras do projeto.

A educação em Cabo Frio vem sofrendo desde o início da pandemia. A cidade, que teve a pior nota da Região dos Lagos no Ideb 2019, sofre com um elaborado plano de sucateamento da educação pública por sucessivos governos. Greves da educação e manifestações de estudantes são comuns. 

O ex-prefeito Dr. Adriano (DEM) se valeu da pandemia para demitir mais de três mil funcionários da educação, com a justificativa de que “precisava enxugar os gastos da prefeitura”. Porém, a medida não evitou os recorrentes atrasos de salários dos profissionais da educação e saúde.  

Lamentavelmente, o quadro permanece na atual gestão do município. No lugar de cumprir com o dever constitucional de garantir direitos básicos como o da educação plena, alimentação e do apoio sócio emocional, a secretaria municipal de educação se limita a fornecer uma apostila mal impressa e mal trabalhada. “As apostilas da escola são horríveis. Eu não consigo ajudar meus filhos a fazerem todos os exercícios, e o problema é que se eu não entregar na escola a gente perde o bolsa família”, disse uma das mães atendidas pelo projeto.  

Iniciativas como a do MLB precisam ser desenvolvidas em todas as cidades do país, pois educação é um direito de todos. 

More articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos