UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 16 de abril de 2024

Plenária de Mulheres do Movimento Correnteza no RN

Por: Redação – RN

No domingo, dia 7 de março, o Movimento Correnteza do Rio Grande do Norte(RN), promoveu a Plenária de Mulheres, no formato online, com o intuito de abrir o mês de março – destinado à luta das mulheres – com discussões profundas referentes a temas relacionados à questão da mulher no âmbito histórico, nacional e universitário. Para construir um espaço que fornecesse discussões mais concretas e dignas, a Plenária foi dividida em alguns temas: mulheres indígenas; mulheres no movimento estudantil brasileiro; mulheres mães, negras e periféricas; mulheres pelo “Fora Bolsonaro”; e mulheres universitárias.

A Plenária contou com uma grande mobilização que resultou na presença de mais de 40 mulheres estudantes, mães, indígenas e trabalhadoras, as quais, de forma ativa, participaram positivamente ao decorrer das exposições feitas pelas convidadas da mesa.

Dentre as convidadas, Sarah Silva Domingues – Diretora de Mulheres da UNE e Coordenadora Geral do DCE da UFRGS – somou-se à mesa expondo o papel das mulheres no movimento estudantil brasileiro e a importância da organização feminina nesses espaços de representação. Nesse sentido, Sarah denunciou a constante falta de reconhecimento em relação às pesquisas desenvolvidas por mulheres no espaço universitário e à urgência destas ocuparem esses mesmos espaços, os quais foram desenhados para o homem.

Objetivou-se, portanto, mudar esta realidade utilizando a força política das mulheres combinada com a luta feminista. A companheira pontuou que o nosso papel nesses espaços também deve incluir o incentivo às outras mulheres seguirem no meio acadêmico pois somente assim haverá a possibilidade de ocupar espaços nos quais a presença feminina é minoritária.

“Eu não quero participar menos da política, quero mais gente participando comigo. Se formos mais, teremos menos desgaste e mais vitórias no movimento estudantil e no país todo.”, disse Sarah.

O Correnteza Potiguar também convidou a estudante de Ecologia e Coordenadora de Mulheres do DCE da UFRN, Amanda Moura de Assis, para expor um pouco da sua cultura e compartilhar algumas das suas vivências e experiências referentes à pauta das Mulheres Indígenas. Amanda trouxe, nesse sentido, uma realidade da mulher indígena que não é abordada pela mídia e que não é amplamente discutida. Valendo-se de fortes denúncias sobre a prática de tráfico humano na Amazônia, que tem como suas principais vítimas as mulheres indígenas, a estudante conseguiu a sensibilização das várias outras mulheres que ouviam sua fala.

A convidada também colocou a questão do ideal europeu que vê a mulher indígena como um ser exótico e como um objeto sexual. Assim, mostrou como essas ideias errôneas perseguem essas mulheres e as tornam alvo de cada vez mais exploração, principalmente a de caráter sexual. Amanda terminou sua fala pontuando a extrema importância da denúncia sobre esses casos graves de exploração e a conscientização por meio de discussões profundas, abordando essa tão “distante” realidade.

 “As pessoas não-indígenas não têm ciência de nem 1% do que acontece com os povos originários; a mídia não chega até esses povos, é seletiva, mas a nossa luta não pode ser.”, disse Amanda.

A atividade também contou com a presença da vice-presidenta da Unidade Popular (UP), Samara Martins, que expôs os desafios das mulheres mães, que devem escolher entre ser mãe ou exercer um papel intelectual e profissional. Samara, como mãe negra e moradora da periferia, trouxe perspectivas importantes sobre o tema e pontuou a importância das mulheres se organizarem, lutarem e não abaixarem a cabeça.

“Nós, mulheres, negras, pobres não podemos abaixar a cabeça nem a guarda! A Luta não é uma escolha, é sobrevivência!”, disse Samara.

Outra importante companheira que se somou de forma combativa ao debate foi a presidenta da União dos Estudantes Secundaristas Potiguares (UESP), Adriane Moreira Nunes, que participou de forma ativa dos atos contra o governo Bolsonaro e liderou as lutas contra a intervenção no IFRN.

Adriane trouxe uma análise bastante completa sobre a conjuntura social, além de pontuar o perigo do governo Bolsonaro no atual contexto pandêmico, considerando as políticas antipovo e anticiência pregadas pelo Governo Federal. Mostrou-se, assim, que o presidente sempre afirmou e reafirmou seu machismo e seu compromisso de diminuir a voz feminina. Em contraponto a isto, Adriane afirmou que as mulheres sempre serão – agora e sempre – linha de frente na luta contra o atual governo e tudo o que ele representa.

“As mulheres são, declaradamente, inimigas do Bolsonaro. Lideramos o ‘Ele Não’ e continuaremos pelo Fora Bolsonaro!”, afirmou Adriane.

Por último, a plenária contou com a participação de Inaê Oliveira – coordenadora do Movimento de Mulheres Olga Benário do Rio Grande do Norte – que falou sobre os constantes descasos que as mulheres universitárias são obrigadas a sofrerem dentro de tal espaço. Assim, Inaê se baseou em suas experiências dentro da UFRN, visto que é estudante de Serviços Social na mesma universidade sobre a qual falou.

Dentre as tamanhas negligências sofridas pelas mulheres no meio acadêmico, tem-se os atrasos absurdos do auxílio creche, atrasos estes que obrigam as estudantes a abandonarem seus cursos pois não conseguem estudar enquanto cuidam de seus próprios filhos. A fala da companheira contou com denúncias e exposições referentes às ações cometidas pela UFRN, as quais impulsionaram a vontade e a necessidade das mulheres presentes na plenária a se organizarem e lutarem por uma universidade mais inclusiva e pela permanência estudantil.

“Se nossa luta não aponta para a transformação social, tudo o que conquistamos durante a história está em risco, já que a raiz dos nossos problemas está na estrutura da sociedade.”, denunciou Inaê.

O evento foi de extrema importância e aproximou muitas mulheres incríveis do Movimento Correnteza Potiguar, tendo em vista o seu caráter combativo e suas discussões coesas. Nessa perspectiva, o Movimento Correnteza deve sempre objetivar o fornecimento de espaços como esse para as massas a fim de compartilhar a luta dos nossos militantes e concretizar o contato das pessoas de fora do movimento com a luta estudantil universitária.

Mesmo após o mês de março, é de extrema necessidade continuarmos avançando com as nossas lutas pelo Fora Bolsonaro, com as absurdas denúncias que muitas vezes são evitadas por diversos movimentos e apresentarmos o sentimento de luto e revolta ao passarmos por esse mês de mobilizações. As mulheres gritam:

Fora Bolsonaro!

Vacina para todos, já!

Dignidade não se vende!

Universidade inclusiva, já!

 

 

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes