UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Estudantes do IFSP realizam ato pelo pagamento das bolsas atrasadas e pelo Fora Bolsonaro

Outros Artigos

FORA BOLSONARO – Estudantes se manifestam pelo pagamento das bolsas de permanência e pela saída do presidente inimigo da educação (Foto: A Verdade)

Sabrina Ferreira

SÃO PAULO – No 13 de Julho, estudantes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizaram uma manifestação para denunciar o estrangulamento do orçamento das instituições federais; a consequência dos cortes de verba tem sido o atraso sem perspectiva de solução do pagamento das bolsas de programas como Auxílio Permanência, incentivo a pesquisa, ensino e extensão (pilares principais do IFSP) e iniciações científicas. 

As reivindicações são pela priorização orçamentária do pagamento das bolsas e programas de permanência estudantil, pelo fim dos cortes na educação e pelo Fora Bolsonaro, inimigo número um da educação pública. 

O ato foi organizado pelo grêmio Livre Estudantil Charlie Chaplin, Diretório Acadêmicos das Licenciaturas, Centros Acadêmicos e pela Federação Nacional dos Estudantes de Ensino Técnico (FENET). Os estudantes se concentraram em frente ao campus do IFSP e caminharam pela Avenida Cruzeiro do Sul, até a estação de metrô, para denunciar a falta de verbas da educação. 

A estudante Roberta Pereira foi aprovada como bolsista de um projeto de extensão, mas não tem perspectiva de receber a bolsa de R$ 400: “é um descaso da instituição e do governo com a permanência estudantil”, diz a estudante. 

A Reitoria do instituto recebeu uma comissão de estudantes, que reivindicou o pagamento imediato das bolsas atrasadas e o compromisso da instituição com as políticas de assistência estudantil.

Conheça os livros das edições Manoel Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes