Durante a madrugada da última segunda-feira (5), 200 famílias organizadas pelo Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas (MLB) ocuparam um terreno abandonado pela prefeitura de Natal, localizado no bairro do Planalto, Zona Oeste da cidade. O terreno estava há cerca de oito anos sem cumprir função social, hoje abriga essas diversas famílias que reivindicam o direito à moradia digna.
Ezequias Rosendo
RIO GRANDE DO NORTE – Durante a pandemia, em Natal houve o aumento no número de pessoas em situação de rua, já são cerca de 3 mil pessoas, de acordo com a secretaria municipal de habitação. Além disso, com o aumento do desemprego e a carestia dos alimentos, o povo pobre tem sido vítima da insegurança alimentar. Mesmo diante disso as autoridades não têm tentado resolver os problemas do povo.
De acordo com o levantamento feito pelo MLB, o programa ‘Minha casa, Minha vida’ tinha cerca de 90 mil pessoas cadastradas somente em Natal antes da pandemia. No entanto, estima-se que somente 100 casas serão construídas no ano de 2021, quantidade ínfima em relação ao número de pessoas que não têm onde morar. Por isso, não há alternativa para essas famílias senão se somar à luta por moradia.
Camarada Valdete Guerra, presente!
A ocupação recebeu o nome de Valdete Guerra em homenagem a uma das principais lideranças do MLB no Rio Grande do Norte, que em agosto completa-se dez anos de sua morte. Valdete Guerra foi referência nas lutas por moradia digna nas periferias de Natal e até hoje segue sendo um exemplo de luta e resistência para o povo pobre
Leia mais sobre a camarada Valdete Guerra em: Camarada Valdete Guerra, presente!