UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Governo Dória recua após ameaçar assistência à fauna silvestre

Outros Artigos

Foto: Reprodução / Associação Mata Ciliar

Carolina Matos


SÃO PAULO – A Associação Mata Ciliar (AMC), entidade atuante no acolhimento e cuidado de animais silvestres no estado de São Paulo, recebeu no último sábado (22) um ofício do governo estadual indeferindo autorizações de instalação e de uso e manejo da fauna silvestre. Na prática, o indeferimento significaria a paralisação das atividades da associação, que existe há 35 anos e já recebeu cerca de 40 mil animais debilitados

Após a AMC divulgar a orientação do ofício, uma grande mobilização nas redes sociais denunciou a ameaça do governo Dória às atividades da associação, que, apenas em 2021, atendeu 7.106 animais de 83 municípios paulistas, vítimas de atropelamentos, tráfico, queimadas e dos mais diversos ataques e acidentes. A onda de indignação fez o governo recuar e declarar que uma nova autorização provisória para assistir os animais será cedida, alegando que o parecer no ofício recebido pela AMC foi lançado no sistema por um “erro administrativo”.


Interesse econômico ameaça área voltada para reabilitação de animais silvestres  

Há 27 anos, a Mata Ciliar atua em uma área de 30 mil m²,  em Jundiaí, interior de SP, que funciona como Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), e busca regularizar as atuais funcionalidades do território junto ao poder público.      

Em 2019, o governo do Estado tentou leiloar a área do CRAS, mas a proposta declinou temporariamente devido à forte reação de ativistas e simpatizantes da causa animal.

Mais recentemente, em 2021,  o consórcio de administração de aeroportos privados VOA SP entrou com uma ação de despejo contra a Mata Ciliar, exigindo a retirada de mais de 130 animais da área em 48 horas. A ação não foi para frente, mas ainda aguarda julgamento.

Conheça os livros das edições Manoel Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes