Danilo Boa Morte, Salvador-BA
No dia 19 de março, movimentos sociais combativos realizaram uma grande brigada do Jornal A Verdade nos ônibus de Salvador. Durante a atividade, estiveram presentes militantes da Unidade Popular, Movimento Correnteza, Movimento de Luta nos Bairros, Movimento de Mulheres Olga Benário, Movimento Luta de Classes e a União da Juventude Rebelião.
A brigada iniciou-se no terminal da Estação da Lapa, local onde já é comum as brigadas fixas nos finais de semana. Os militantes contaram com o apoio dos motoristas e cobradores, que sem ressalvas nos deixaram adentrar os coletivos e divulgar o Jornal A Verdade. Dessa forma, levaram a agitação presente no terminal para outros cantos da cidade. Foram feitas denúncias sobre a conjuntura que vivemos, com os direitos ao emprego e a alimentação sendo negados, assim como a moradia. Muitos trabalhadores se engajaram nas palavras de ordem em torno do Fora Bolsonaro e se entusiasmaram com a alternativa que os militantes apresentaram de construção do poder popular. Outros assuntos como a guerra interimperialista na Ucrânia e o mal das reformas trabalhistas e da previdência também foram abordados durante a ação.
Muitos passageiros atentos ao que era dito, adquiriram os exemplares e fortaleceram com palavras de apoio à luta popular. “É importante o que vocês estão fazendo, levar cultura e informação para as pessoas que não tem acesso” disse um senhor de idade após comprar seu jornal. A realidade que está impressa nas páginas da publicação é a realidade do povo, isso marca a diferença para com a mídia tradicional e burguesa, que tenta maquiar as notícias e apresenta alternativas estúpidas para o que só pode ser construído com a luta da classe trabalhadora.
Nos ônibus encontramos um espelho das pessoas que realmente constroem esse país: crianças, estudantes, professores, auxiliares gerais, sindicalistas, operários, vendedores ambulantes, aposentados, pessoas em situação de rua, enfermeiros, agentes de limpeza, vigilantes, etc. “É muito gostoso dar esse papo cara a cara com a galera que depende exclusivamente dos ônibus porque o público varia muito, e vez ou outra a gente se encontrava com alguém que tinha história de luta” conta Caio Mago, militante do MLB
O apoio dado pela população ao Jornal A Verdade só mostra como esse trabalho é extremamente importante e que deve chegar em mais pessoas, nos coletivos, terminais, escolas, universidades, bairros, ocupações, locais de trabalho e qualquer lugar onde for possível para a construção do poder popular!
“Eu carrego o jornal a verdade, divulgo por toda cidade
Me inspiro nos meus camaradas, vamos moldar outra sociedade!”
Trecho da canção de Ísis Valentini, militante da União da Juventude Rebelião.