UM JORNAL DOS TRABALHADORES NA LUTA PELO SOCIALISMO

terça-feira, 23 de abril de 2024

Estudantes e trabalhadores fazem segundo ato pela melhoria do transporte público e Natal/RN

“Para resolver a questão do transporte público, defendemos que o nosso direito de ir e vir não seja tratado como uma mercadoria. Não podemos colocar esse direito nas mãos dos empresários, que querem sempre lucrar, e não garantir uma mobilidade urbana boa de fato. Temos que pensar numa empresa pública de transporte urbano” –  Samara Martins, vice presidenta nacional da Unidade Popular (UP).

Louise Chacon
Natal/RN


Luta Popular – No dia 5 de maio, os estudantes secundaristas e universitários de Natal (RN) se uniram aos trabalhadores e movimentos sociais para denunciar o descaso com o transporte público do atual prefeito Álvaro Dias (Podemos) na capital. Eles saíram do campus central da UFRN em direção à parada do circular da Universidade. As principais pautas defendidas foram o retorno de 100% da frota dos ônibus na cidade, o passe livre e a estatização do serviço de transporte coletivo em Natal e região. 

Estiveram presentes a União da Juventude Rebelião (UJR), o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e as demais forças que constroem a Unidade Popular pelo Socialismo (UP). 

“Negar o direito ao transporte é negar o acesso à educação. Muitos estudantes não moram perto de onde estudam, e muitas vezes precisam faltar às aulas porque não têm dinheiro para pagar a tarifa do ônibus. Então, a maior dificuldade enfrentada hoje por esses estudantes é chegar na sala de aula”, comentou Lorran Silva, coordenador geral do DCE José Silton Pinheiro e militante do Movimento Correnteza. 

A diminuição da frota de ônibus em Natal se deu com o início da pandemia de covid-19. No entanto, mesmo com o retorno das aulas presenciais para os estudantes e da maioria das atividades dos trabalhadores, a frota do transporte público segue em somente 50% de sua totalidade. 

Vale lembrar que, no mês passado, o TJ-RN (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte) determinou que a Prefeitura de Natal retomasse 100% da frota de ônibus, decisão ainda não respeitada pelo prefeito Álvaro Dias e pela Seturn (Sindicato das empresas de transportes urbanos).

“Para resolver a questão do transporte público, defendemos que o nosso direito de ir e vir não seja tratado como uma mercadoria. Não podemos colocar esse direito nas mãos dos empresários, que querem sempre lucrar, e não garantir uma mobilidade urbana boa de fato. Temos que pensar numa empresa pública de transporte urbano”, afirmou Samara Martins, vice presidenta nacional da Unidade Popular (UP).

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias recentes